3 prefeitos eleitos morreram antes da posse, 1 foi preso e mais 21 foram barrados pela Justiça

Em caso de morte antes de posse, vice é encarregado de assumir a prefeitura. Já nas situações de impedimento pela Justiça Eleitoral, quem assume é o presidente da Câmara.

Ao menos 25 candidatos a prefeito que saíram das urnas como mais votados em outubro de 2024 não tomaram posse neste 1º de janeiro de 2025.

Três deles – de Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e Cabreúva (SP) – morreram de causas naturais após as eleições. Nos três casos, os vice-prefeitos tomaram posse.

Continua depois da publicidade

Em outras 22 cidades, os mais votados estavam, até o dia 1º de janeiro, impedidos de tomar posse pela Justiça Eleitoral.

É o caso de Santa Quitéria (CE), onde o prefeito, José Braga Barrozo (PSB), foi preso e impedido de tomar posse horas antes da cerimônia. Ele é suspeito de envolvimento com uma facção criminosa que teria atuado em favor de sua campanha.

Em Choró (CE), o candidato mais votado, Bebeto Queiroz (PSB), também teve a posse suspensa no dia da cerimônia. Investigado por suspeita de envolvimento em crimes eleitorais, Queiroz é alvo de um mandado de prisão em aberto e é considerado foragido da Justiça.

Em ambos os casos, quem tomou posse foi o presidente da câmara municipal – regra que deve ser seguida em casos de impedimento da posse do candidato mais votado.

Nessas situações, o vereador segue como prefeito interino até que a Justiça tome uma decisão final sobre o vencedor da eleição de 2024 ou determine a convocação de novas eleições.

Morte do prefeito eleito

Arroio dos Ratos (RS) – Jaury Gonzales, de 65 anos, morreu em 5 de dezembro após complicações de uma cirurgia para remover um tumor cerebral. Empresário e arquiteto, Gonzales havia sido prefeito entre 1993 e 1996 e retornava à política após anos de afastamento. Ele foi eleito no primeiro turno com 41,8% dos votos válidos, mas sofreu um AVC hemorrágico ainda em setembro, durante a campanha. O tumor foi diagnosticado em novembro, mas Gonzales não resistiu. Seu vice, Renato Feiten (MDB), assumiu o cargo.

Jaury Gonzales prefeito de Arroio dos Ratos (RS)

Augusto Pestana (RS) – Darci Sallet, de 71 anos, foi reeleito prefeito com 53,56% dos votos válidos, mas faleceu em 16 de novembro, vítima de uma doença priônica – condição rara, degenerativa e incurável que afeta o cérebro. A doença foi diagnosticada após a eleição. O vice, Sergio Neuberger (MDB), assumiu a administração da cidade.

Darci Sallet prefeito eleito em Augusto Pestana (RS)

Cabreúva (SP) – Antônio Carlos Mangini, de 58 anos, morreu em 15 de dezembro, após complicações de um câncer no pâncreas diagnosticado em 2021. Ele foi reeleito com 59,66% dos votos válidos. Noemi Bernardes (Podemos), vice-prefeita, assumiu o cargo.

Antônio Carlos Mangini, prefeito reeleito de Cabreúva (SP)

Barrados pela Justiça
Bandeirantes (MS)
Bocaina (SP)
Bonito de Minas (MG)
Choró (CE)
Eldorado (SP)
Goiana (PE)
Guapé (MG)
Guará (SP)
Itaguaí (RJ)
Mercês (MG)
Mongaguá (SP)
Natividade (RJ)
Neves Paulista (SP)
Panorama (SP)
Paranhos (MS)
Presidente Kennedy (ES)
Reginópolis (SP)
Ruy Barbosa (BA)
Santa Quitéria (CE)
São José da Varginha (MG)
São Tomé (PR)
Tuiuti (SP)

Fonte: Portal G1 e Portal Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2

Posts relacionados

plugins premium WordPress