Emoção de pioneiros marca 6º Encontro dos Veteranos de Carajás

Famílias inteiras, muitos vestindo abadás personalizados, transformaram o Núcleo Urbano de Carajás em um espaço de memórias e celebração

O Clube Doce Norte foi palco, neste fim de semana, do aguardado 6º Encontro dos Veteranos de Carajás. O evento, que retornou após uma pausa devido à pandemia de Covid-19, reuniu mais de 200 pioneiros do projeto Carajás, muitos já aposentados, vindos de diversas partes do Brasil. Entre abraços emocionados e sorrisos saudosos, antigos moradores e filhos dos trabalhadores das décadas de 80, 90 e 2000 celebraram o reencontro com amigos e colegas que ajudaram a construir um dos maiores projetos de mineração do mundo.

Continua depois da publicidade

O clima era de pura nostalgia, especialmente ao relembrar os primeiros passos da implantação da mina de ferro, ainda na pequena vila de N-5. Famílias inteiras, muitos vestindo abadás personalizados, transformaram o Núcleo Urbano de Carajás em um espaço de memórias e celebração. Uma curiosidade especial ficou por conta da estampa dos abadás, que trazia a imagem do icônico avião Douglas, o primeiro avião a pousar no início do grande projeto Carajás. Hoje, o modelo está em exposição no aeroporto de Carajás e se tornou um símbolo deste evento, representando a chegada dos pioneiros e o início de uma era histórica.

Para muitos, o reencontro foi ainda mais especial após os anos difíceis da pandemia, que afastaram tantas pessoas e deixaram lacunas nos corações daqueles que perderam entes queridos.

A festa foi embalada por duas bandas e um DJ, que garantiram a animação por mais de 10 horas. Segundo os organizadores, o evento foi um sucesso absoluto, consolidando ainda mais o Encontro dos Veteranos como uma tradição que preserva a história e a essência de Carajás.

“Foi emocionante ver amigos e colegas que não encontrava há mais de 25 anos. É uma oportunidade única de relembrar os desafios e conquistas dos primeiros anos do projeto Carajás. Isso aqui é parte da nossa história, da nossa vida”, afirmou Alan Torres que chegou com sua família em 1982 na Vila de N-5 e que atualmente mora em São Paulo.

Com a imagem do avião Douglas estampada nos abadás e na memória coletiva, o encontro reafirmou o espírito pioneiro e a força das amizades que marcaram o início de um dos maiores projetos de mineração do mundo. Uma festa que entra para a história e reforça a importância de manter viva a essência dos primeiros anos de Carajás.

O evento contou com o apoio fundamental dos patrocinadores: Geosol, Óticas Diniz, Doce Norte Sporte Club, H2 e Mustafé.

Clique aqui e veja mais.

Respostas de 4

  1. Nostálgico !! Parabéns aos organizadores do evento. Ações como esta mantém vivas as memórias daqueles que passaram por Carajás!!

  2. Um encontro realmente emocionante, amigos de todos os lugares do Brasil, reforçando o que é de melhor em nossas vidas, a AMIZADE.
    Em nome da comissão agradeço mais uma vez aos patrocinadores que confiaram. Agradecer a todos os participantes que por sua vez fizeram do Encontro uma festa maravilhosa.
    Parabéns a todos e nosso muito obrigado.

  3. Cheguei em 1985 há cks ,trabalhei 33 anos na vale sair aposentado, participei de todos os encontros e quero participar mais ainda.

  4. Fiquei feliz com os organizadores que pensaram nos detalhes, como o de estampar o Avião ✈️ símbolo da inauguração do aeroporto de Carajás Na vila residencial nova .Cheguei em carajás em 81 no N 1 passei por N 2 N3 N4 N5 onde fiquei até fim de 86 onde trabalhava no hospital senhora de Nazaré no Raios X e dava aulas de Karatê nós clubes . Um abraço do Celso.

2

Posts relacionados

plugins premium WordPress