O resultado da eleição da diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) demonstra a força do empresariado de Parauapebas. A entidade será presidida por Leonardo Pinheiro e terá como vice Nélio Lourenco, eleitos por aclamação, em 30 de outubro, em Belém.
Pinheiro está no segundo mandato à frente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP), na qual tem desempenhado uma gestão marcada pelo crescimento e fortalecimento dos empresários do município.
Durante a gestão dele, a quantidade de associados saltou de 234 para aproximadamente 900. Várias parcerias foram firmadas, inclusive com a Vale, que tem representação dentro da associação. Além disso, passou a fazer visitas as empresas, para conhecer melhor os associados e suas necessidades, e lançou o projeto “Café com Negócios”, para fortalecer o networking e estimular parcerias entre empresas do setor do comércio e da indústria.
Outras iniciativas produtivas foram à implantação do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e o Conselho da Mulher Empresária (CME), que contribuiu para ampliar e alcançar mais mulheres e jovens para a Acip. Ademais, está em andamento a realização da primeira edição do Prêmio ACIP: Melhor Empresa para se Trabalhar na região de Carajás.
A frente da Faciapa, Pinheiro pretende seguir com o mesmo estilo de gestão, comprometido com o crescimento e o desenvolvimento do setor empresarial e comercial em todo o estado.
“No nosso planejamento, a gente tem uma missão de abrir várias associações comerciais, principalmente aqui nessa região do sul do Pará, no Tapajós também. É uma região muito abandonada, precisamos abrir essas associações para fortalecer o comércio”, enfatizou.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, será outro desafio da gestão de Pinheiro. O novo presidente defende uma maior participação das associações comerciais, mediada pela Federação. “A COP30 não é só em Belém, é no estado inteiro, no Brasil. A nossa região, por exemplo, é o único lugar do mundo que tem a maior mina a céu aberto. Então, a COP tem que vir aqui. As pessoas têm que conhecer o que tem aqui”, ressaltou.
A posse da nova diretoria da Faciapa será realizada dia 18 de janeiro de 2025, em Salinas (PA).
Perfil
Natural de São Bento, no Maranhão, Leonardo Pinheiro escolheu Parauapebas para construir sua história e contribuir para o desenvolvimento local. Residente na cidade desde 1987, consolidou uma trajetória sólida no setor empresarial e público, com um histórico de atuação em iniciativas importantes para a comunidade. Fundador da empresa Reciclel Borrachas e sócio-diretor da CiderTech, ele sempre esteve à frente de projetos voltados para a gestão de resíduos e o meio ambiente, áreas de impacto direto para a sustentabilidade regional.
Além de seu papel como empresário, Leonardo Pinheiro foi um dos fundadores da Cooperativa de Crédito Sicredi e assumiu a presidência do Rotary Club de Parauapebas.