Fapespa: Parauapebas é destaque em empregos na economia criativa

Município é o terceiro que mais gerou emprego na área de restaurantes e similares e está entre os dez que concentram 70% dos negócios criativos no Pará

O município de Parauapebas está entre os que obtiveram destaque pela geração de empregos na economia criativa, segundo estudo divulgado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, (Fapespa).  Com o título “O contexto da economia criativa paraense 2024”, a ação visa dimensionar o escopo da economia criativa do Pará, qualificar e quantificar esse segmento econômico a partir de dados oficiais.

 O estudo analisa os seguintes setores da economia criativa: Gastronomia; Informática; Atividades Artesanais; Audiovisual; Moda; Ensino e Cultura; Cultura e Lazer; Pesquisa e Desenvolvimento; Edição e Impressão; Publicidade e Propaganda; Artes Performáticas; Arquitetura e Design; Patrimônio; Artes Visuais, Plásticas e Escritas.

Continua depois da publicidade

Entre os setores que compõem a economia criativa, o destaque é a “Gastronomia”, com 59,6% de participação dos empregos formais gerados em 2022, sendo que “Restaurantes e similares” atingiu a maior participação no ano de 2022, contribuindo com 31,4% dos vínculos formais neste ano, além de apresentar crescimento de 48,7% no período iniciado em 2012.

Nessa área, Parauapebas aparece em 3º lugar no Estado, com 778 empregos gerados, atrás apenas de Belém e Ananindeua , na grande região metropolitana da capital.

Da mesma forma, segundo o estudo, 70% dos empreendimentos da economia criativa do Pará estavam concentrados em dez municípios em 2022, sendo Parauapebas um deles, além de Belém, Santarém, Marabá, Ananindeua, Castanhal, Altamira, Paragominas, Redenção e Itaituba.

Levando em consideração a estimativa de que a cadeia criativa gera três empregos indiretos para cada um emprego direto, o Pará gerou 14.030 empregos indiretos decorrentes dos 42.931 empregos diretos gerados no setor.

A atividade de restaurantes e similares, que possuiu a maior participação no estoque de empregos em 2022, gerou 4.400 empregos indiretos no mesmo ano, totalizando 17.863 postos de trabalho gerados ao longo de toda a cadeia produtiva do setor criativo.

De acordo com a Fapespa, essas atividades têm grande potencial de geração de emprego, renda e exportações, e promovem a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

Mercado de trabalho – A Fapespa informa que, no mercado de trabalho paraense, os empregos formais da economia criativa representaram 3,4% do total de vínculos formais em 2022. Já nos anos de 2012 e 2022, no Pará, identificou-se o crescimento da quantidade de empregos formais ligados ao setor criativo, registrando 33.099 vínculos em 2012 e alcançando 42.931 em 2022, um aumento de 29,7% no período e de 23,9% em relação ao ano de 2021.

Com informações da Agência Pará.

2

Posts relacionados

plugins premium WordPress