O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) aprovou a tarifa de R$ 3,40 para o transporte coletivo em Canaã dos Carajás. O decreto nº 1.468, publicado em 22 de novembro, oficializa os valores e os benefícios para os usuários do serviço. A tarifa foi estabelecida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (Semspuv), considerando custos operacionais, distâncias percorridas, bilhetagem e a capacidade dos veículos.
O serviço será administrado pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Segurança Pública Viária e terá início em dezembro desde ano. O transporte coletivo conta com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e capacidade para 29 passageiros sentados e 18 em pé. Estão sendo instalados 38 abrigos de ônibus, 9 já foram implantados na cidade e ao todo serão 100 abrigos.
Na fase inicial, o transporte coletivo operará com seis rotas experimentais, que poderão ser ajustadas conforme a demanda da população. O funcionamento será diário, das 6h às 22h, incluindo fins de semana. Confira as primeiras rotas previstas:
• Residencial Canaã – Amec
• Novo Brasil – Vale da Benção 1
• Vale do Canaã – Centro
• Vila Planalto – Centro
• Vila dos Imigrantes – Centro
• VS-52 – Centro
O sistema de transporte de Canaã dos Carajás contará com a isenção tarifária, assegurado pela Lei n.º 1.051, de 08 de maio de 2023 para idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência física, visual ou com mobilidade reduzida, crianças de até 8 anos, policiais civis identificados, policiais militares e bombeiros uniformizados, agentes de trânsito municipais identificados e outras categorias protegidas por legislações estaduais ou federais.
Respostas de 4
Enquanto canaã avança para implementar melhorias na mobilidade urbana, Parauapebas trilha o caminho oposto.
A Vale deixou ob apoio à prefeitura de Parauapebas??
Transporte público deve ser gratuito.
Principalmente nesta localidade onde a riqueza está nas mãos dos empresários.
Obrigada prefeita vc e maravilhosa vc merece ocupar a cadeira de prefeita