O Prêmio Agropará é uma iniciativa do Jornal Diário do Pará e da Revista Agropará, ambos do Grupo RBA, que reconhece os empreendimentos e produtores que se destacaram durante o ano em diferentes categorias do agronegócio em todo o estado.
Este ano, a premiação chega a sua 10ª edição e vai premiar vencedores em 20 categorias. Parauapebas tem indicados em três delas:
- Bubalinos – Sítio Açaizal
- Aquicultura – Rações Carajás
- Ovinocultura e Suinocultura – Granja Catuxo
A indicação é feita por jornalistas, setoristas e técnicos do Grupo RBA, além de técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), de sindicatos rurais, núcleo de criadores e cooperativas.
Parauapebas em destaque
O empresário e sócio-proprietário do Sítio Açaizal, Geraldo Pedro, comemorou a indicação ao prêmio. “Só de ser indicado já é um reconhecimento que dá força para a gente dar continuidade ao nosso trabalho”, destacou. A propriedade, que está localizada no Cedere I, na Zona Rural de Parauapebas, tem como foco a produção de derivados lácteos dos búfalos, por meio da Queijaria Cosa Nostra.
O empreendimento é a sede da Rota do Búfalo, uma das cinco rotas turísticas de Parauapebas. Os proprietários do Sítio Açaizal também são organizadores do já tradicional festival de rock da região, o Rock in Roça, e do Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet.
Criação de búfalos do Sítio Açaizal
A Rações Carajás, que está localizada em Palmares Sul, atua na criação de peixes e na fabricação de ração. O empreendimento produz 220 toneladas de peixe por ano, tendo como carro-chefe as espécies redondas, como: tambaqui, tabatinga, pirarucu e tilápia. Já a fábrica produz ração para peixes, pets, aves e suínos e tem capacidade para produção, por hora, de 12 toneladas de ração farelada e 6 toneladas de extrusada.
O Diretor de Operações da Rações Carajás, João Paulo Elisiário, atribuiu a indicação ao Prêmio Agropará aos esforços para que a propriedade seja um empreendimento sustentável e rentável. Enfatizou ainda a relevância de ter produtores de Parauapebas participando da premiação.
“Isso mostra que Parauapebas está gerando emprego, renda e tem muito a contribuir com a economia. Também estamos tendo a oportunidade de mostrar o potencial do nosso município a nível estadual e nacional, já que a premiação é acompanhada por todos os empresários do ramo”, ressaltou.
Fábrica de ração da Rações Carajás
Por fim, a Granja Catuxo, que atuava na produção de suínos, na Vila Paulo Fonteles, encerrou suas operações este ano. Mas, ainda assim foi indicada na categoria Suinocultura.
Reconhecimento
O presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, explicou que o Prêmio Agropará tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade ao trabalho desempenhado no campo em todo o Pará.
“O prêmio é um reconhecimento que fazemos a empresários que se destacam com excelentes práticas e indicadores, e que acabam sendo exemplos para os demais, além de permitir que o público em geral conheça o que é destaque no Pará no setor do agro, gerando o reconhecimento da população”, relatou Centeno.
Decisão final
Os vencedores do Prêmio Agropará serão conhecidos no dia 4 de dezembro, em evento que será realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, durante o encerramento do 62º Encontro Ruralista.
A premiação será transmitida ao vivo, a partir das 20 horas, no canal do Diário do Pará youtube.com/diarioonlinedol.
Boa sorte aos empreendimentos parauapebenses!