O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, que está encerrando o seu quarto mandato, é o prefeito mais mal avaliado do Pará, com apenas 17% de aprovação, segundo o “Índice Doxa de Gestão” de 2024, divulgado na noite desta sexta-feira (29). Já a de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, desponta na 6ª posição entre os mais bem avaliados.
O levantamento é resultado de pesquisas de opinião realizadas em 65% dos municípios do Pará. Foram 93 municípios avaliados com base na aprovação ou desaprovação da população sobre a administração municipal ao longo do ano.
Josemira tem 88, 20% de avaliação positiva, perdendo apenas para os prefeitos de São Miguel do Guamá, Curionópolis, Ananindeua, Pacajá e Porto de Moz, que são os cinco primeiros. Mariana Chamon, do município vizinho a Parauapebas, tem 93,4% de avaliação negativa.
Metodologia
A metodologia utilizada é a quantitativa aproximada domiciliar, estratificada por cotas de sexo, idade e área geográfica (bairros e comunidades rurais) através de uma amostra representativa de cada município pesquisado. O índice é extraído da seguinte questão: “De maneira geral, você aprova ou desaprova a maneira como o/a prefeito/a vem administrando o seu município?”.