A mineradora Vale assinou uma carta de intenções com a fabricante chinesa de carros elétricos BYD, e pode substituir, nos próximos anos, a sua frota de veículos leves por carros elétricos ou híbridos.
Com isso, nos próximos meses, serão feitas avaliações para a implementação da infraestrutura necessária para recarga dos veículos nas áreas da Vale, assim como testados alguns modelos elétricos em áreas operacionais da mineradora.
A medida pode ajudar a Vale a diminuir as emissões de poluentes e também pode ajudar a popularizar os carros elétricos nas áreas em que a Vale atua, como na região de Carajás, à medida que for implantada infraestrutura de recarga, por exemplo.
Segundo o diretor global de Suprimentos da Vale, Marco Braga, a medida “reforça o compromisso de acelerar a descarbonização, tanto na Vale, quanto na cadeia” da empresa. “Estamos constante e ativamente olhando para o mercado e buscando soluções que contribuam nesse sentido”, afirmou.
“Uma substituição completa dos cerca de três mil veículos de passeio e utilitários que temos hoje em circulação em nossas unidades pelo Brasil representaria uma redução de emissões de até 10 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano”, completou.