Foto: Divulgação
Na última sexta-feira (29), o Conselho Tutelar de Parauapebas participou de uma capacitação focada nos protocolos de escuta especializados de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O treinamento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reuniu conselheiros tutelares e técnicos da Diretoria Regional de Ensino (DRE) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). O objetivo foi aprimorar as abordagens de atendimento às vítimas, alinhando os procedimentos aos protocolos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
Fluxos de atendimento
“Durante o treinamento, discutimos a importância das plataformas que captam denúncias. A abordagem foi sobre os fluxos de atendimento: de onde vêm as denúncias, para onde são encaminhadas e como proceder durante a escuta de uma violação. Também explicamos sobre os mecanismos utilizados nesse processo”, explicou Henrique Santos, Entrevistador Social.
A capacitação reforça o compromisso do município em fortalecer sua rede de proteção à infância e juventude, contribuindo para um atendimento mais humanizado e acolhedor.