O ano de 2025 deve começar com uma boa notícia para todo o sul e sudeste do Pará, que vai garantir facilidade no escoamento da produção da região por hidrovia. Isso porque a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço (PA), no rio Tocantins deve ser publicada em janeiro de 2025.
A informação é da CNN Brasil, segundo previsão do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Com o derrocamento e a retirada das rochas no trecho do Rio Tocantins entre Marabá (PA) e Tucuruí (PA), será ossível facilitar o transporte com a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.
De acordo com a CNN, segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o edital de concessão da hidrovia do rio Tocantins deve ser publicado em 2026.
“Nós vamos ter o início das obras do derrocamento do Pedral que o ministro [Silvio Costa Filho] anunciou. Vai ser obtida a licença e a obra vai começar na sequência. Em paralelo, a gente vai tocar o processo de concessão. Uma vez derrocado o Pedral, a concessionária já vai imediatamente assumir a operação da hidrovia”, disse Nery à CNN.
Com informações da CNN Brasil.