Da esq. p/ dir. – A vice-prefeita Edileuza Muniz (PT) e a prefeita Francineti Carvalho (MDB).
Em uma cerimônia marcada por discursos emocionantes e expectativas para o futuro, a prefeita reeleita Francineti Carvalho (MDB) e a vice-prefeita Edileuza Muniz (PT) foram empossadas em 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Abaetetuba. O evento contou com a presença de autoridades locais, familiares e convidados, que testemunharam a formalização de mais um capítulo na administração pública do município.
Pela primeira vez na história política de Abaetetuba, duas mulheres assumem os cargos de maior autoridade do município. Durante o juramento de posse, Francineti e Edileuza declararam: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, guardando e respeitando a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica e as demais leis vigentes, promovendo o bem-estar do município.”
Em seu discurso, a prefeita Francineti Carvalho, que está em seu quarto mandato, destacou os desafios de administrar um município amazônico e reforçou seu compromisso com os moradores: “Abaetetuba é uma cidade de três realidades diferentes: somos urbanos, somos ribeirinhos, somos rurais e quilombolas. Não é fácil conciliar tudo isso, sendo a sétima cidade mais populosa do Pará e sem grandes empresas que arrecadam altos impostos. Mas a maior riqueza de Abaetetuba é o nosso povo: forte e valente.”
Psicóloga por formação, Francineti já recebeu duas vezes o título de “Prefeita Amiga da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq em reconhecimento às políticas públicas voltadas para a promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Recentemente, ela também participou ativamente do Urban 20 (U20) e do G20 Social, eventos realizados no Rio de Janeiro, onde se destacou em diversos painéis e discussões focados em desenvolvimento urbano sustentável, equidade de gênero e resiliência climática.
A vice-prefeita Edileuza Muniz, professora por 26 anos e vereadora por cinco mandatos, emocionou o público ao relembrar sua trajetória como trabalhadora rural e educadora. Ela destacou a importância de viver a política para transformar vidas: “Exerci meu mandato de vereadora sem me afastar da minha comunidade e da minha escola. Como nos ensinou Paulo Freire, todo ato político é educativo, e todo ato educativo é político. A política é um projeto de justiça social e transformação de vidas.”
Durante a cerimônia, a prefeita Francineti conferiu os termos de posse aos secretários municipais, oficializando suas funções no governo: Administração (SEMAD): Jacilene Negrão; Educação (SEMEC): Jefferson Felgueiras; Saúde (SESMAB): Rosa Rodrigues; Meio Ambiente (SEMEIA): Raphael Sereni; Obras e Viação (SEMOB): Andrea Pacheco; Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI): Fernando Zacarias; Assistência Social (SEMAS): Alex da Rocha Rodrigues; e Finanças (SEFIN): Rômulo Pinho Barros.
Posse popular
Após a solenidade na Câmara Municipal, Francineti e Edileuza participaram de um segundo evento simbólico na Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura, onde dezenas de populares celebraram a posse. “Vamos continuar as políticas públicas que deram certo e buscar melhorias para atender às necessidades do nosso povo”, afirmou Edileuza. “Agradeço a todos que estiveram conosco nessa caminhada desafiadora e à vice-prefeita Edileuza, que tenho a honra de ter ao meu lado. Viva a democracia!”, declarou Francineti.
Entre os presentes, a moradora Ester Cabral, do rio Arumanduba, expressou sua esperança para o novo mandato: “A prefeita já fez muito e acredito que fará ainda mais”. A cerimônia foi encerrada com apresentações culturais, incluindo música e declamação de poesias com artistas locais.
Vereadores empossados
O vereador Sotério Fagundes, empossado como presidente da Câmara Municipal, junto com outros 14 parlamentares eleitos, reforçou a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo: “Apesar de sermos poderes independentes, seremos parceiros para conduzir Abaetetuba em prol da comunidade”.
Os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 são: Aluísio Corrêa (PSDB); Cristiano Lopes (MDB); Edinício Cunha (PSDB); Enfermeira Silvânia Monteiro (UNIÃO); Ezequiel das Campanhas (UNIÃO); Gel-Gelciney Matos (MDB); Júnior Sarges (UNIÃO); Max Fera (MDB); Michel Barbosa (MDB); Pirá- Hildo Albuquerque (PODE); Regi Mota (REPUBLICANOS); Sabiá- Fernandes Anselmo (PODE); Deonildo Sena (PP); Sotério Fagundes (PSDB) e Rosivaldo Ferreira (PT).
Responsabilidades dos cargos Executivos e Legislativos
A prefeita Francineti Carvalho e a vice-prefeita Edileuza Muniz, chefes do Executivo municipal, serão responsáveis por gerir o município, administrar recursos, planejar melhorias e intermediar relações com outras esferas de poder.
Os vereadores, por sua vez, representantes do Legislativo municipal, atuarão na criação de leis, fiscalização do Executivo, discussão de políticas públicas e avaliação das contas municipais, garantindo o cumprimento das normas e promovendo o bem-estar da população.
Texto: Ramon Pinheiro – Ascom/PMA