MDB elegeu mais da metade de prefeituras, mas perdeu em cidades chave

Nenhum partido chegou nem perto do domínio emedebista, sendo segundo colocado o PP, com 15 prefeituras; seguido de PSD e União (14 e 13)

Um levantamento realizado pelo CKS Online, com base nos dados de apuração da Justiça Eleitoral, aponta que o MDB, do governador Helder Barbalho, elegeu 87 prefeitos nos 144 municípios paraenses, o que representa 60% do total.

Nenhum partido chegou nem perto do domínio emedebista, sendo o segundo colocado o PP, com 15 prefeituras; seguido de PSD, com 14; e União, com 13.

Continua depois da publicidade

Republicanos (5); Avante (2); PT (2); e PDT, PL, Podemos, PRD, PSB e PV, com um prefeito cada, completam a lista.

Chama atenção, no entanto, que o partido do governador tenha perdido alguns municípios chave no Estado, com destaque para Ananindeua, onde seu ex-aliado Dr. Daniel (PSB) teve votação avassaladora, com 83,48% dos votos.

Helder também teve uma derrota surpreendente em Marabá, onde Chamonzinho liderou todas as pesquisas, mas acabou derrotado por Toni Cunha (PL), em primeiro turno.

Em Parauapebas, devido ao desgaste da atual gestão, o MDB sequer teve candidato. Saiu vencedor, em 1º turno, Aurélio Goiano, que deu ao Avante uma das únicas duas prefeituras do partido, e a mais importante, sem dúvida.

Por outro lado, o MDB fica com cidades importantes, como Belém, onde Igor Normando, primo de Hélder, venceu no 2º turno; Santarém, com Zé Maria Tapajós; Marituba, com Patrícia Alencar; e a menina dos olhos do Pará; a bilionária Canaã, onde Josemira Gadelha foi reeleita com 80% dos votos.

< 1

Posts relacionados

plugins premium WordPress