Author picture

Dra. Janaína Cheab

Author picture

Dra. Janaína Cheab

A importância de vacinar seu amiguinho pet

No nosso encontro de hoje abordaremos um tema de suma importância para a saúde dos nossos amiguinhos peludos e ainda não levado a sério por alguns tutores.

Como já falamos anteriormente, os animais são seres vivos que sentem frio, dores, fome e também adoecem. Há várias doenças de cães e gatos que podem ser evitadas através de algumas vacinas.

As vacinas são produtos biológicos que servem para prevenção de algumas doenças infecciosas causadas por vírus e bactérias, principalmente. Quando o pet é vacinado, o seu organismo cria um mecanismo de defesa contra o microrganismo que está causando a doença.

Existem vacinas no mercado que protegem nossos anjinhos contra inúmeras doenças através de uma única aplicação, vocês sabiam disso?? Querem saber as principais? Então vamos lá:

– Nos cãezinhos uma picadinha o protegerá contra cinomose, parvovirose, adenovirose, parainfluenza, coronavirose, hepatite infecciosa canina e 4 (quatro) tipos de leptospirose;

– Nos gatinhos a proteção será contra calicivirose, panleucopenia e rinotraqueíte, isso no caso da vacina tríplice e, no caso da vacina quádrupla, todas estas e ainda a clamidiose.

Viram que bacana?

Atenção deve ser dada à vacina antirrábica (da raiva ). A raiva é uma zoonose muito perigosa, é transmitida para o ser humano e deve ser obrigatória em todos os pets a partir dos 3 (três) meses de vida com reforço anual, rigorosamente. Falaremos das zoonoses em um outro momento.

A imunização dos pets com vacinas polivalentes, iniciam aos 45 (quarenta e cinco) dias de vida. Antes disso, os filhotes são protegidos com os anticorpos de suas mamães, através da amamentação. A princípio são 3(três) doses iniciais , ou a critério do Médico veterinário, em intervalos de 21 ou 30 dias de uma dose para a outra e reforço anual. Como vocês podem perceber, o animal adulto também requer cuidados vacinais.

Se o seu cãozinho tem costume de frequentar creches para pets, pet shops ou locais com bastante aglomeração de outros cãezinhos, vale lembrar que é importante ele tomar a vacina contra a Traqueobronquite Infecciosa Canina, a famosa Tosse dos Canis. Ela é extremamente contagiosa entre eles, de ocorrência maior na época fria e pode ser administrada a partir de 8 (oito) semanas de vida.

Muitas patologias não têm cura ou são de difícil tratamento. Nossos amiguinhos merecem todo amor, cuidado e carinho. A prevenção ainda é o melhor caminho para qualquer doença. A vacina protegerá seu pet e o coleguinha que está sempre pertinho dele também.

                Agora que você já sabe a importância de vacinar seu amiguinho peludo, procure o Médico Veterinário da sua confiança e atualize a carteirinha de vacinação do seu pet.

                Gostou do conteúdo?

                Estou ansiosa para responder todas as dúvidas que surgirem. Deixe seu comentário para sabermos se foi importante para você o tema de hoje.

                Até breve!

Uma resposta

Deixe o seu comentário

2

Posts relacionados

plugins premium WordPress