Após denúncia de abuso sexual, prefeitura de Parauapebas exonera secretário da Juventude e assessor especial

Exonerações ocorreram na terça-feira (1) e nesta quarta-feira (2) Hallison Pinheiro registrou um B.O contra o que chamou de "fake news".

Nesta terça-feira (1),o secretário municipal da Juventude de Parauapebas, Hallison Rafael Gomes Pinheiro e o assessor especial Ricardo Macedo Delmiro, lotado na mesma pasta, foram exonerados de suas funções após denúncias de abuso sexual. As exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município.

Ainda na manhã de terça, vários vídeos começaram a circular nas redes sociais e em grupos de whatsapp com informações sobre o suposto abuso sexual, que teria sido praticado pelo secretário, o assessor e outros dois servidores da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) contra uma também servidora da pasta. De acordo com os vídeos, os quatro homens queriam forçar a mulher a praticar sexo com todos eles em um motel da cidade. Parte da ação teria sido gravada pelo sistema de segurança do estabelecimento, porém, o abuso teria iniciado na caminhonete que usaram para ir até o local e que pertenceria a Prefeitura, ou seja, provavelmente utilizavam um veículo oficial.

Continua depois da publicidade

Os vídeos aos quais a redação do CKS Online teve acesso não contêm imagens dos envolvidos, são apenas narrações feitas por inteligência artificial com a foto de Hallison e sem identificação de autoria. Entretanto, em nota enviada à imprensa, por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Parauapebas informou que “tomou conhecimento de graves denúncias de abuso sexual envolvendo dois servidores municipais” e determinou “a imediata exoneração de ambos”.

“A Prefeitura repudia qualquer forma de conduta que viole a ética, o respeito e a dignidade das pessoas. Nosso compromisso é garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todas as servidoras e servidores”, diz trecho do comunicado.

Referente a vítima, informou “que a parte envolvida está recebendo todo o suporte e acolhimento necessários por parte da Prefeitura” e afirmou que seguirá colaborando integralmente com as autoridades para que os fatos sejam devidamente apurados e as medidas legais aplicadas.

Sem citar nomes, a nota relata ainda que “outros servidores também estão sendo investigados e, diante do andamento das apurações, já foram temporariamente afastados de suas funções. Novas exonerações poderão ser realizadas caso surjam elementos que justifiquem a responsabilização de mais envolvidos”.

Pronunciamento do prefeito

O prefeito Aurélio Goiano (Avante), que é bastante ativo nas redes sociais, principalmente com publicações em formato de vídeo, usou seu perfil no Instagram para se pronunciar sobre o caso. Em uma publicação em formato de texto, informou que soube de “um suposto caso que estaria acontecendo na Secretaria de Juventude em que alguns servidores estão sendo acusados de abuso sexual” e afirmou que é “totalmente contra a esse tipo de comportamento”.

Veja a publicação:

Investigação

Segundo reportagem do jornal O Liberal, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado e está sendo investigado sob sigilo pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Parauapebas.

Atualização

Nesta quarta-feira (2), o agora ex-secretário Hallison Pinheiro publicou um vídeo em suas redes sociais, gravado em frente a Delegacia de Polícia, no qual informa que registrou um boletim de ocorrência pois está sendo vítima de fake news.

Confira o vídeo:

Redação CKS Online

Deixe o seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress