“Asfalto Sonrisal”? Semob apresenta dados sobre obras de pavimentação e fiscalização dos serviços em Parauapebas

Em entrevista exclusiva, secretário Roginaldo Rocha apresenta dados sobre os projetos em execução. Mais de 60 ruas foram recuperadas na cidade e cerca de 230 km de vias na zonaa rural.

Em meio a um cenário de desafios orçamentários e intensos debates políticos, a qualidade das obras de infraestrutura em Parauapebas tem sido alvo de questionamentos, especialmente sobre a durabilidade do asfalto tanto por parte da população quanto de vereadores. A Secretaria Municipal de Obras (Semob), por meio do secretário Roginaldo Rocha, pronunciou-se sobre as críticas em entrevista exclusiva ao CKS Online, apresentando dados e esclarecimentos sobre os projetos em andamento na cidade.

As denúncias, que incluem a expressão “asfalto Sonrisal” para se referir a supostas falhas na pavimentação, foram abordadas pelo secretário. “Não existe asfalto Sonrisal em Parauapebas. Estamos trabalhando com seriedade, fiscalização e planejamento”, garantiu Rocha. O gestor afirmou que, quando inconsistências são identificadas, a empresa responsável é notificada para refazer o serviço sem custos adicionais ao município.

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Secretário Municipal de Obras – Roginaldo Rocha

Investimentos

Segundo dados da Semob, mais de 10 mil toneladas de concreto asfáltico já foram aplicadas, abrangendo desde a recuperação de pavimento e tapa-buracos até novas pavimentações em diversos bairros. “Esse volume expressivo revela nosso compromisso com a qualidade das vias e o bem-estar da população”, reforçou o secretário.

Relatório fotográfico da Semob – Avenida Morumbi, Bairro Nova Vida II

Um dos pontos enfatizados por Rocha é a importância da drenagem para a durabilidade do asfalto. A pasta informou ter executado mais de 11.600 metros de redes de drenagem profunda em áreas críticas, como o bairro Cidade Jardim, em vias como as avenidas E, G, G6 e ruas A17, E18, G10, C2.

“Essa estruturação da drenagem é fundamental para a durabilidade do asfalto. Sem escoamento adequado das águas pluviais e esgoto, qualquer pavimentação está sujeita a falhas. Por isso, nossas obras são planejadas para resolver, em definitivo, problemas históricos de infraestrutura”, destacou.

Operação Buraco Zero

Ainda de acordo com a Secretaria, a “Operação Buraco Zero” já recuperou 146.192,66 m² de vias em mais de 60 ruas, distribuídas por aproximadamente 19 bairros de Parauapebas.

“Estamos atuando de forma estratégica e transparente, priorizando pontos críticos e de alta circulação, como a PA-275, a Rodovia FarukSalmen e bairros como Cidade Nova, Beira Rio, Liberdade, entre outros”, ressaltou.

Antes e depois da Avenida Bom Jardim, no Bairro da Paz

Sobre pontos que foram recuperados e apresentaram buracos em poucos dias, como por exemplo nas avenidas U, Buritis, F e D, no Bairro Cidade Jardim e a Rodovia Faruk Salmen, Roginaldo Rocha explicou que “falhas pontuais podem ocorrer, especialmente em áreas com drenagem deficiente ou onde ainda não há obras completas de saneamento”, porém, as empresas responsáveis foram notificadas e refizeram os serviços.

No Bairro Liberdade também houve registro de problemas com as obras de pavimentação. Morador da Rua Princesa Isabel, José Sousa, 72 anos, informou ao CKS Online que a Semob realizou um serviço em sua rua, mas acabou danificando o que já tinha sido feito anteriormente. Entretanto, identificado o problema, a Secretaria refez a obra.

“Felizmente, a Secretaria voltou ao local e refez o serviço que havia sido prejudicado. Desta vez, posso dizer com tranquilidade que o trabalho foi bem feito, com bastante qualidade. Estou satisfeito com o resultado e espero que dure”, relatou Sousa.

Rua Princesa Isabel, no Bairro Liberdade

O secretário também chamou atenção para uma mudança estrutural na forma como os serviços vêm sendo executados. “Antigamente, a operação tapa-buraco era feita com equipamentos não adequados para esse tipo de serviço. Hoje, contamos com equipamentos de grande porte, como um compactador de alta potência e grandes máquinas que garantem mais qualidade e durabilidade ao trabalho realizado. Isso representa um avanço enorme na forma como cuidamos da malha viária da cidade”, relatou.

Além disso, a execução dos serviços tem sido planejada de modo que a otimizar recursos e garantir eficiência. “A gente faz uma programação para que a empresa conclua a área onde está atuando e, só depois disso, ela retorne aos pontos que precisam de correção. Não é algo imediato, do tipo: abriu o buraco hoje, amanhã já vai alguém lá tapar. Existe um cronograma, uma logística envolvida. Mas todos os serviços são feitos com seriedade e responsabilidade”, esclareceu.

Zona Rural

A Secretaria de Obras também está atuando de forma intensa na zona rural de Parauapebas, onde já foram recuperados mais de 230 km de vias, incluindo acessos importantes como as vicinais da Vila Três Voltas, Vila Carimã e Pau Brasil. Além disso, foi realizada a manutenção em 160 km de estradas que ligam 14 aldeias indígenas.

“Não estamos olhando apenas para o centro da cidade. Nossa gestão é integrada, pensando também na população rural, garantindo acesso seguro e fomentando o desenvolvimento econômico dessas comunidades”, enfatizou Rocha.

Pontes

As pontes também receberam atenção da Semob. Foram realizados levantamentos em todas as pontes do perímetro urbano, com elaboração de estudo emergencial de todas as estruturas do município. Os serviços buscam garantir a segurança da população, bem como maior vida útil das estruturas.

Entre as pontes revitalizadas, destaca-se a manutenção da que está localizada nas proximidades do City Park. A referida ponte, que é um importante elo entre bairros e rota de acesso a zona rural do município, apresentava risco de colapso, especialmente devido ao intenso tráfego de veículos pesados que circulavam na área.

Ponte do City Park

A reestruturação da ponte do City Park contou com a substituição por madeira nova, instalação de guarda-corpo nas laterais, pintura completa, aplicação de faixas refletivas para melhorar a sinalização noturna e instalação de um limitador de altura.

A obra levou aproximadamente três meses para ser concluída e foi entregue à população com melhorias que garantem mais segurança, durabilidade e fluidez no tráfego local.

Câmara Municipal

Em relação às cobranças da Câmara Municipal, o secretário afirmou que a pasta tem procurado atender às demandas. “Recebemos a Secretaria com apenas um contrato vigente, o que não supre toda a demanda da cidade. Mesmo assim, com planejamento e esforço, temos atendido a um grande volume de solicitações, tanto da Câmara quanto da população”, informou.

O secretário destacou ainda que a gestão atual implementou rotinas rigorosas de fiscalização para garantir que as empresas contratadas cumpram os parâmetros de qualidade. Por fim, reafirmou o compromisso com a transparência: “Todos os serviços estão devidamente registrados e documentados. Elaboramos relatórios técnicos detalhados, com fotografias de antes e depois das obras, disponíveis para consulta pública”, concluiu Roginaldo Rocha.

Redação CKS Online

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