Aurélio Goiano e 17 vereadores são empossados em Parauapebas

Logo após a posse, foi realizada eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. Anderson Moratorio foi eleito presidente da Câmara.

O prefeito Aurélio Goiano e o vice-prefeito Chico das Cortinas fazem juramento de posse.

Na manhã desta quarta-feira (1º) foi instalada a décima legislatura da Câmara de Vereadores e a gestão do município de Parauapebas para os anos de 2025 a 2028. A solenidade deu posse ao prefeito, vice-prefeito e aos dezessete vereadores eleitos no pleito de 2024.

Continua depois da publicidade

A sessão de posse foi conduzida pelo vereador Michel Carteiro (PV), o parlamentar mais votado nas eleições, como determina o Regimento Interno da Câmara. Compuseram a Mesa Diretora da solenidade os vereadores Léo Márcio (SD), Laecio da ACT e Maquivalda Barros, ambos do PDT. Também integraram a mesa o prefeito Aurélio Goiano (Avante) e o vice-prefeito Chico das Cortinas (PRD).

Antes da instalação da nova gestão, o padre Hudson Rodrigues e o pastor Gerardo Teixeira pediram a Deus a bênção para a administração municipal nos próximos quatro anos. Em seguida, os vereadores eleitos foram chamados a prestar o juramento: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o mandato que me confiou o povo de Parauapebas, respeitando a lei e promovendo o bem-estar geral do município”.

Prestaram o juramento os vereadores Léo Márcio (SD), Laecio da ACT (PDT), Maquivalda (PDT), Anderson Moratorio (PRD), Graciele Brito (UNIÃO), Leandro do Chiquito (SD), Erica Ribeiro (PSDB), Francisco Eloecio (PSDB), Sargento Nogueira (AVANTE), Zé do Bode (UNIÃO), Tito do MST (PT), Elias da Construforte (PV), Alex Ohana (PDT), Zé da Lata (AVANTE) Sadisvan (PRD) e Fred Sanção (PL).

Em seguida, o prefeito Aurélio Goiano e o vice-prefeito Chico das Cortinas tomaram posse e fizeram o seguinte juramento: “Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica, as leis da União, do Estado e do município, promover o bem coletivo e exercer o meu mandato visando o bem comum dos cidadãos”. Após prestarem o juramento, o vereador Zé da Lata, pai do prefeito eleito, colocou a faixa de posse no prefeito municipal.

Em seguida, os eleitos e empossados utilizaram a tribuna para realizar os discursos de posse, apresentando suas propostas e agradecendo os votos recebidos. O prefeito e o vice-prefeito também discursaram.

Aurélio Goiano afirmou estar preparado para comandar Parauapebas.

Aurélio Goiano enfatizou que está preparado para trabalhar por uma Parauapebas melhor, em parceria com a Câmara. “Vocês terão um funcionário em pé, todos os dias, às 5 da manhã. Eu estou preparado, se tiver que entregar a vida pelo povo, eu estou pronto. Preparado para ser um funcionário exemplar, conto com essa Casa de Leis, para que possamos lutar por um bem maior, que é a população”, ressaltou.

Eleição da Mesa Diretora

Após os pronunciamentos, os novos parlamentares elegeram a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Foram eleitos para o cargo de presidente e vice-presidente os vereadores Anderson Moratorio e Michel Carteiro, respectivamente. Integram os cargos de 1ª Secretária, Érica Ribeiro; 2ª Secretária, Graciele Brito, e 3º Secretário, Zé da Lata.

Mesa Diretora eleita para o biênio 205/2026

Após a eleição, o presidente eleito agradeceu o voto de confiança dos demais parlamentares. “Sei da responsabilidade que é estar presidente dessa Casa. Tenho a certeza que o meu papel, assim como o dessa Mesa e de cada vereador dessa Casa, que é trazer hombridade, respeito e equilíbrio para o Legislativo. Além de contribuir, que é o papel do vereador, com a construção de políticas públicas que essa população tanto merece. Essa Casa precisa ser independente e harmônica com o Executivo. Contem com essa presidência e com a Mesa Diretora para nos fortalecermos nas pautas que temos aqui”, finalizou Anderson Moratorio.

Anderson Moratorio comandará a Câmara de Parauapebas nos próximos dois anos.

Ao final da solenidade, o presidente eleito convocou os vereadores para a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, que permite o início das votações parlamentares, e ocorrerá no dia 15 de fevereiro de 2025, às 9 horas.

Texto: Josiane Quintino e Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo (AscomLeg)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3

Posts relacionados

plugins premium WordPress