A CasaLab Hub Criativo, situada em Parauapebas, acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Rede Cultura Viva. Agora, o espaço figura no renomado mapa dos pontos e pontões de cultura do Brasil, consolidando seu status como um centro de inovação cultural e digital.
A plataforma Rede Cultura Viva é o sistema responsável pelo registro, identificação, reconhecimento, divulgação, georreferenciamento, comunicação, interação e articulação dos pontos e pontões de cultura de todo o país.
Mapa dos pontos e pontões de cultura do Brasil
Para obter a certificação, a entidade interessada deve se inscrever, apresentando documentos do responsável e da instituição, que comprovem suas atividades. Após a inscrição, a documentação é analisada por agentes da plataforma, que decidem pelo reconhecimento ou não da entidade.
Com a certificação do MinC, além do reconhecimento oficial e valorização da atuação, os pontos e pontões de cultura tem acesso facilitado a editais e políticas públicas; possibilidade de ampliar recursos financeiros e materiais; incentivos para capacitações e formação técnica; visibilidade regional e nacional; participação em redes colaborativas e intercâmbio cultural com outras instituições.
Para o fundador e diretor da CasaLab, Ivan Oliveira, a certificação do MinC é uma maneira do poder público reconhecer o compromisso da produtora com o desenvolvimento cultural da região. “Ficamos muito felizes com esse certificado, com esse reconhecimento. Isso mostra que estamos no caminho para fazer grandes projetos, desde festivais de cinema, que queremos retomar, até festivais de teatro e música”, enfatizou.
Ivan Oliveira – Fundador e diretor da CasaLab
Oliveira também ressaltou a importância da certificação para profissionalizar e fomentar as ações dos trabalhadores e empreendedores da cultura. A certificação “é um reconhecimento do nosso trabalho e também vem para abrir portas, para termos acesso a editais, incentivos federais, estaduais e municipais, para trabalhar o desenvolvimento cultural da região. A gente acredita muito no potencial cultural do Pará e da nossa região, sempre pensando em uma maneira profissional de trabalhar a cultura, por isso temos um braço empresarial também, porque é preciso qualificar o processo da economia da cultura.
Pontos de cultura da região
Além da CasaLab, Parauapebas tem mais seis instituições que fazem parte do Mapa dos Pontos de Cultura do Brasil, são elas: Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara, Associação Indígena Porekrô – Xikrin, Instituto Coração Valente, Instituto Sol da Vida, Associação Beneficente Fazendo o Amanha Melhor e Rede Cidadania.
Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás não possuem nenhuma instituição certificada e Marabá tem apenas duas: Galpão de Artes de Marabá (GAM) e Associação dos Artistas Plásticos de Marabá. Ao todo, o Pará tem 197 pontos de cultura certificados.
CasaLab
A Aliança Carajás de Cultura, Esporte e Tecnologia (ACCET) foi fundada no dia 1º de outubro de 2008. Em março de 2015, a entidade evoluiu para um novo formato com a criação da CasaLab Hub Criativo, um ponto de cultura digital que também se dedica ao fomento do empreendedorismo e à produção cultural local.
Além de ser ponto de cultura da ACCET, a CasaLab também se destaca por seu trabalho em diversas frentes, como empreendedorismo, produção audiovisual e cultura digital, sendo um importante catalisador para a geração de novas oportunidades para a comunidade local.
Ponto de Cultura CasaLab Hb Criativo
Como hub de criatividade e inovação, a CasaLab tem sido um ponto de encontro para artistas, produtores culturais e profissionais de diferentes áreas do saber, oferecendo não apenas recursos e estrutura, mas também uma rede colaborativa que visa fortalecer as produções culturais e criativas locais.
Em 2025, a CasaLab completará 10 anos e para comemorar essa data marcante, a instituição já prepara uma série de novos projetos e iniciativas que prometem ampliar ainda mais o impacto positivo que vem gerando na região. Para acompanhar todas as novidades e ficar por dentro das ações culturais, projetos e eventos, siga a CasaLab no Instagram: http://@casalabhub.
Redação CKS Online