Presidente Lula e o presidente da Vale, Gustavo Pimenta.
O Palácio do Planalto confirmou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Parauapebas, na tarde desta sexta-feira (14), como antecipado em primeira mão pelo CKS Online (clique aqui e veja). Na ocasião, Lula participará do lançamento do projeto da Vale, apelidado de “Novo Carajás”.
O projeto terá investimentos na ordem de R$70 bilhões, na expansão da mineração de ferro e cobre em Carajás, a ser realizado de 2025 a 2030. A região abriga o maior complexo de produção de minério de ferro da Vale, que produziu no local 177,5 milhões de toneladas da commodity em 2024, ou mais da metade do total produzido pela companhia no ano passado. No Pará, a Vale produz ainda cobre e níquel nas minas do Sossego, Salobo e Onça Puma.
Estreitando relações
Além do presidente Lula, está prevista também a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A participação do presidente e dos ministros no evento da Vale ocorre após integrantes do governo, incluindo o próprio Lula, reclamarem da falta de diálogo com a administração anterior da mineradora, entre outras críticas, ao longo do ano passado.
Em meio a polêmicas, houve mudanças na cúpula da empresa, que parece estar mais próxima do governo. O presidente-executivo da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou ao final de janeiro que há “enorme convergência” entre os projetos estratégicos da mineradora e a agenda de desenvolvimento do Brasil, durante seu primeiro encontro oficial com o presidente Lula desde que assumiu o comando da companhia em outubro do ano passado.
Redação CKS Online com informações do Portal UOL