Em 2024, Estações Cidadania ultrapassam 590 mil atendimentos em várias regiões

As estações de Parauapebas e Marabá só ficam atrás, em número de atendimentos, para a região metropolitana de Belém. As duas juntas concentraram 136.874 atendimentos.

Em 2024, as 11 Estações Cidadania, coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizaram mais de 590 mil atendimentos em todo o Pará. As estações de Parauapebas e Marabá só ficam atrás, em número de atendimentos, para a região metropolitana de Belém. As duas juntas concentraram 136.874 atendimentos.

O papel das Estações como ferramentas de cidadania e inclusão foi destacado por Regina Rocha, secretária-adjunta de Gestão e Administrativa da Seplad.

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Segundo ela, “o principal objetivo das Estações Cidadania é garantir que o cidadão tenha acesso a serviços prestados pelo Estado de forma ágil, gratuita e de qualidade. Esse resultado reflete a dedicação da atual gestão, além de simbolizar o compromisso do Governo do Pará com uma gestão pública eficiente, que chega a todos os paraenses, seja na capital ou em regiões mais distantes. Vamos continuar trabalhando para ampliar e modernizar as unidades das Estações Cidadania, garantindo cada vez mais conforto e comodidade à população”.

Já foram contabilizados 325.637 atendimentos na Região Metropolitana de Belém (RMB); 136.874 na Região de Integração Carajás, nas unidades de Parauapebas e Marabá; 85.565 na Região de Integração Baixo Amazonas, em Santarém; 12.488 na Região de Integração Lago de Tucuruí, e 31.466 atendimentos na Região de Integração Tapajós, em Itaituba.

As unidades com os maiores percentuais de atendimento neste ano foram as instaladas nos shoppings Metrópole (em Ananindeua), com 115.013, e Pátio Belém, com 96.847, seguidas pelas unidades de Santarém, com 85.565, e Marabá, com 83.028.

Serviços disponíveis

As Estações oferecem diversos serviços à população, como emissão de carteira de identidade; consulta de restituição de IRPF; recepção de processos; retirada de documento CRV, CRLV e digital; análise de processos; seguro desemprego; emissão de carteira de trabalho digital; cadastro de emprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor, entre outros.

Descentralização

As unidades estão localizadas nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Tucuruí, Itaituba e Parauapebas, beneficiando diferentes regiões. Além de atender municípios vizinhos, proporcionam acesso a serviços essenciais aos cidadãos, que anteriormente precisavam percorrer longas distâncias. Em Marabá e Santarém, o volume de atendimentos também evidencia a relevância dessas unidades para as populações do Sul, Sudeste e Oeste do Pará.

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