A presença feminina nos cargos de liderança na mineradora Vale quase dobrou nos últimos cinco anos. Hoje, 24% dos diretores são mulheres, em comparação aos 13% de cinco anos atrás. A informação foi divulgada em reportagem da Revista Exame. Clique aqui para ler a matéria completa.
Segundo a matéria, a jornada de diversidade da Vale, intensificada desde 2019, “já apresenta resultados expressivos”. A representatividade feminina na empresa saltou de 13% em 2019 para 26% este ano, meta que está prevista para a companhia só em 2025. “O objetivo era chegar a 26% em 2030, mas o avanço foi rápido e reduzimos o prazo para 2025”, diz a diretora de RH da Vale, Tatiana Matos (foto).
A reportagem destaca que desde 2019, a companhia está apostando em programas para desenvolver e reter mulheres. Uma das iniciativas são as mentorias, que a Vale investe em uma parceria com a Top2You, plataforma especializada em mentorias, conectando funcionárias a mentores de alto nível em sessões 100% online.
A adesão ao programa tem sido alta, com 441 mulheres em cargos de supervisão e direção participando de mais de 400 mentorias nos últimos dois anos.
“Nosso compromisso com a equidade de gênero não é apenas uma meta; é uma transformação cultural. Isso inclui desde ajustes na infraestrutura, como a criação de banheiros femininos nas operações, até ações voltadas para a inclusão e bem-estar das mulheres”, afirma Matos.
Além das mentorias, a Vale investe em outros programas voltados ao desenvolvimento feminino, entre eles benefícios diferenciados e suporte à maternidade, como licença maternidade e paternidade estendidas (de 6 meses para as mães e de 1 mês para os pais), auxílio-creche e modelo híbrido de trabalho.
A empresa também oferece como benefícios diferentes do mercado auxílio financeiro de R$ 446,79 por ano para óculos e lentes de contato (para funcionárias em licença-maternidade ou funcionários que recebem auxílio doença) e para e oferece reembolso escolar para crianças até 6 anos.
A Vale emprega aproximadamente 234.000 pessoas, incluindo funcionários diretos e terceirizados, distribuídos em 18 países, com sede no Rio de Janeiro.