Foto: Buffalo’s Gourmet
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o Projeto de Lei nº 469/2024, de autoria do deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT), que declara e reconhece o Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará. A matéria foi votada na sessão ordinária realizada na última quarta-feira (12),
O festival, que se realiza anualmente em Parauapebas desde 2020, é um evento que reúne culinária, cultura e economia em um só lugar. Além de promover a culinária regional, oferece um espaço para competições, aprendizado e integração cultural, com apresentações de música, dança e artesanato.
Ivanaldo Braz – Foto: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Para Braz, o impacto econômico do Buffalo’s Gourmet é inegável, pois além de atrair turistas ainda movimenta a economia local. O deputado ressaltou o trabalho da Associação Búfalos de Ferro, que é a organizadora do festival.
“Desempenha um papel crucial no desenvolvimento cultural, turístico, ambiental e social da região. Seus esforços contínuos para promover eventos como o Buffalo’s Gourmet têm sido fundamentais para colocar Parauapebas no mapa como um destino culturalmente rico e diversificado”, destacou.
O deputado enfatizou ainda que o reconhecimento oficial do Buffalo’s Gourmet como Patrimônio Cultural do Estado do Pará é uma medida justa e necessária, que valoriza o trabalho realizado pela Associação Búfalos de Ferro e todos os envolvidos, além de assegurar a continuidade e a expansão do festival, garantindo que ele continue a desempenhar seu papel fundamental na preservação e promoção da cultura paraense.
Assim que o Projeto de Lei nº 469/2024 for sancionado pelo governador Helder Barbalho, o Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet será declarado oficialmente como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará.
Redação CKS Online