A Escola Estadual Professor Serafim Fernandes da Silva, localizada no Bairro Maranhão, em Parauapebas, realizou os jogos interclasse no final de novembro. Cerca de 300 alunos do Ensino Médio participaram da competição, que estimula o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a liderança e respeito às regras, fundamentais para a convivência em grupo.
O evento também contribui para a valorização do esporte e da atividade física, incentivando um estilo de vida saudável, além disso, os alunos aprendem a lidar com vitórias e derrotas de maneira saudável, desenvolvendo resiliência e autoconfiança.
Para a coordenadora do interclasse, a professora de Educação Física Melina Paula, os jogos incentivam a inclusão e a participação ativa de todos os estudantes, tornando-se uma oportunidade para descobrirem novos talentos e interesses, enriquecendo sua formação pessoal e social.
“Esse evento vai muito além de uma simples competição esportiva; ele é uma celebração da união, da empatia e do trabalho em equipe que transforma o ambiente escolar. A culminância foi de arrepiar, com jogos intensos, torcidas vibrantes e uma premiação cheia de emoção, reconhecendo todo o esforço e dedicação dos nossos alunos”, destaca a professora.
A diretora da escola, Cleudineia Pedrosa, acrescenta que as atividades esportivas desenvolvidas possibilitam uma maior interação entre os alunos. “Essa iniciativa proporciona um ambiente saudável de competição, onde os estudantes podem explorar suas habilidades e fortalecer vínculos. Além disso, os jogos incentivam a inclusão e a participação ativa de todos”, ressalta.
Mascote como símbolo
Antes dos jogos interclasse, a Escola Serafim Fernandes realizou uma competição para escolha do mascote da competição. Para o concurso, os alunos deveriam criar um símbolo considerando regras de identidade e representatividade; inclusividade e aceitação; participação e interação.
O mascote vencedor foi a Iguana Fernandes, criada pelo estudante Pyetro da Costa Conceição, de 15 anos. Ele relata que a inspiração para sua criação veio da própria escola.
“É um animal que está presente nas grandes árvores da escola desde o começo do ano, e levando isso em consideração, decidi homenageá-lo.Esse projeto não apenas me desafiou a explorar minha criatividade, mas também me deu a oportunidade de representar a identidade da escola de maneira única”, relata.
Com o sucesso das atividades realizadas, a escola reafirma seu compromisso em proporcionar um ambiente escolar integrador, onde a criatividade e o esporte caminham lado a lado.