Quase metade dos cerca dos pouco mais de 600 mil estudantes do ensino superior no estado do Pará está na área da educação. É o que revela o resultado preliminar da amostra de educação do Censo 2022 do IBGE.
Segundo os números, o Estado tem 601.096 estudantes de nível superior. Destes, pouco mais de 140 mil estão na área da educação, enquanto mais de 123 mil estão na área “formação de professores sem área específica”.
A segunda área com mais número de estudantes é a de negócios, administração e direito, com mais de 150 mil estudantes.
Embora seja hoje um estado com destaque para a mineração, segundo o IBGE, em 2022, apenas 458 estudantes estavam na área mineração e extração.
Como mostrado pelo CKS Online, o Pará é o estado do norte do Brasil com o menor percentual de pessoas com nível superior de escolaridade e o vice lanterna no Brasil, empatado com a Bahia e ganhando apenas do Maranhão. Entre os paraenses, só 12% da população adulta concluiu o nível de escolaridade, enquanto no Maranhão são só 11%.
No recorte das unidades da Federação, a liderança fica com o Distrito Federal. Em 2022, 37% da população local de 25 anos ou mais tinha ensino superior. São Paulo é o segundo da lista, com 23,3%.