Depois de informar em reportagem divulgada por sua assessoria, que investigava um caso suspeito de Mpox no município, a prefeitura de Parauapebas divulgou um novo comunicado, no qual diz que, “recentemente, foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) um paciente com lesões na pele sugestivas de Varicela (Catapora), cujas características clínicas e epidemiológicas não indicam relação com a Mpox”.
A prefeitura informa que, “por precaução e seguindo os protocolos de vigilância em saúde, foram coletados exames para diagnóstico laboratorial, e o paciente foi isolado para acompanhamento”.
O texto, no entanto, não informa se os exames de diagnóstico já foram concluídos, e quais foram os resultados.
Por fim, a prefeitura “reforça que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança da população, e qualquer informação oficial será divulgada exclusivamente por meio dos canais oficiais da Prefeitura”.
De fato, a própria informação do caso suspeito, reproduzida pelo CKS Online, foi divulgada pela prefeitura, em seus canais oficiais.
Por fim, a administração municipal pede à população que “evite a disseminação de notícias não oficiais, que podem causar desinformação.”
Veja abaixo trecho das duas notas divulgadas: