Nova mesa diretora do COMDCAP é empossada em Parauapebas com Luciana Barros na Presidência

Com mais de uma década de atuação no Direito das Famílias e da Criança e Adolescente, a nova presidente se destaca por sua dedicação às causas sociais e políticas públicas voltadas à infância.


A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) tomou posse nesta quarta-feira (9), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Como presidente da entidade foi empossada a advogada Luciana Barros; vice-presidente Stephany Farias e como secretário José Luiz Castro.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Andersom Moratório dando posse a Luciana Barros

Continua depois da publicidade

Com mais de uma década de atuação no Direito das Famílias e da Criança e Adolescente, a advogada Luciana Barros tem se destacado por sua dedicação às causas sociais e políticas públicas voltadas à infância. Em entrevista exclusiva ao CKS Online, a nova presidente do Comdcap reforçou seu compromisso com a reestruturação, fiscalização e ampliação de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no município.

“Meu foco será a articulação entre os serviços públicos, a captação de recursos em âmbito federal, estadual e direcionamento fiscal, a criação de espaços e projetos, e articulação para construção de um novo espaço da instituição de acolhimento, garantindo um futuro mais seguro e digno para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, enfatizou.

Advogada com experiência na área do Direito das Famílias e Sucessões, Luciana Barros também é mãe e encontra motivação no impacto social do seu trabalho e no desejo de ver uma Parauapebas cada vez mais justa, inclusiva e protetora da infância.

“Eu acredito que nenhuma política pública é eficaz se não olhar com prioridade para a criança. É ali que tudo começa. E Parauapebas tem muito potencial para ser referência nisso. Com os direitos garantidos e as engrenagens do SGD funcionando como devem ser”, afirmou.

Comdcap

O Comdcap foi criado em 1994, de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional, deliberativo e consultivo da política de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e controlador das ações em todos os níveis, no sentido da implementação desta política.

O Conselho é composto, paritariamente, por 20 membros titulares, assegurada a participação popular no processo de discussão, deliberação e controle da política de atendimento integral aos direitos dos menores, que compreende as políticas sociais básicas e demais políticas necessárias à execução das medidas protetivas e socioeducativas.

Quem é Luciana Barros

Natural de São Paulo e criada em Governador Valadares (MG), Luciana Barros chegou a Parauapebas em 2014. Desde então, construiu não apenas uma casa ao lado da do pai, mas também um legado de cuidado, responsabilidade e luta pelos direitos das crianças e adolescentes do município.

Com mais de 10 anos de experiência na área do Direito das Famílias e Sucessões, ela também é especialista em questões que envolvem a infância e juventude, áreas em que tem se destacado por sua atuação firme e sensível. Em 2014 atuou como Assessora Jurídica na Secretaria Municipal de Assistência Social (semas), junto à equipe de media complexidade. Trabalhou ainda no escritório que advoga para a Mineradora Vale e empresas terceirizadas. Posteriormente, fundou seu próprio espaço jurídico, que se tornou referência na cidade para quem busca atendimento humanizado e técnico nessas áreas.

Sua trajetória também passa pela atuação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É Conselheira da OAB Subseção de Parauapebas e já foi presidente da Comissão de Direito das Famílias e da Comissão da Criança e Adolescente, tendo impulsionado debates, formações e ações em defesa dos direitos de quem mais precisa de proteção. Atualmente, é assessora jurídica da Procuradoria Municipal, com atuação voltada para a Semas.

A equipe do CKS Online parabeniza Luciana Barros e todos os conselheiros empossados na nova mesa diretora do COMDCAP. Ddesejammos uma gestão marcada por avanços, união e compromisso com os direitos das crianças e adolescentes de Parauapebas.

Redação CKS online

Deixe o seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress