O que é ácido sulfúrico, que pode contaminar rio após ponte colapsar

Dois caminhões que caíram no Rio Tocantins, na divisa entre o Tocantins e o Maranhão após a queda de uma ponte neste domingo (22) transportavam ácido sulfúrico, segundo o Corpo de Bombeiros. Os caminhões seguem submersos e o produto pode estar vazando. A substância é utilizada pela indústria na produção de fertilizantes, fabricação de baterias e produção de explosivos, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do Brasil Escola, “o ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos”.

Ainda de acordo com o site, “os vapores liberados pelo ácido sulfúrico também são bastante prejudiciais, principalmente se inalados em grandes quantidades, provocando irritação dos olhos e das vias respiratórias.”

Governo recomenda evitar contato com a água

Em nota, o governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual, emitiu um alerta à população que vive em torno do Rio Tocantins, próximo a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, sobre alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível queda de cargas com produtos químicos durante o colapso de parte da ponte da BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão.

A Semarh recomenda que os moradores dos municípios afetados evitem qualquer contato direto com a água do Rio Tocantins no trecho atingido pelo acidente, incluindo banhos e o consumo de água. A orientação é destinada, especialmente, às populações de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina, no Tocantins, e de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2

Posts relacionados

plugins premium WordPress