Parauapebas: CMP sugere novas obras de infraestrutura para o município

Entre as sugestões dos vereadores estão: construção de creche, implantação de faixa elevada, recuperação asfáltica e iluminação pública.

Visando melhorias essenciais para a infraestrutura urbana, os vereadores aprovaram, na sessão ordinária nesta terça-feira (25), proposições indicando ao Poder Executivo a implementação de obras que vão proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população de Parauapebas.

Regularização fundiária
A vereadora Graciele Brito (União) propôs, na Indicação nº 131, a adoção de medidas para a regularização fundiária (REURB) nos Bairros Primavera, Cidade Nova, União, Rio Verde e Bairro da Paz. Os bairros, que são pioneiros na cidade, precisam de regularização formal para garantir investimentos, aumentar o valor das propriedades e proporcionar segurança jurídica aos moradores. A execução da REURB permitirá melhorias significativas na infraestrutura urbana, como saneamento básico, pavimentação e iluminação pública, trazendo benefícios diretos para os habitantes dos bairros.

Continua depois da publicidade

Graciele Brito (União)

Creche no Bairro Maranhão
Por sua vez, o vereador Sadisvan Pereira (PRD) propôs, na Indicação nº 113/2025, a construção de uma creche municipal no Bairro Maranhão, para atender à necessidade das famílias locais. Segundo contou o vereador Sadisvan, a obra da creche foi iniciada há mais de nove anos, mas até o momento permanece inacabada. A implementação da creche vai melhorar a qualidade de vida das famílias, proporcionar um ambiente seguro e educativo para as crianças e permitir que os pais possam trabalhar com mais tranquilidade.

Sadisvan Pereira (PRD)

Faixa elevada com semáforo
O vereador Sadisvan Pereira ainda pediu a implantação de uma faixa elevada com semáforo de acionamento pelo pedestre nas proximidades dos Shoppings Partage e Karajás, Complexo Turístico de Parauapebas, Câmara Municipal, escolas, faculdades e unidades de saúde. O pedido foi apresentado ao plenário na Indicação nº 134/2025, em que o vereador sugeriu a instalação das faixas com os semáforos na intenção de melhorar a segurança de quem transita por essas áreas de grande fluxo e promover uma mobilidade urbana mais segura e inclusiva.

Recuperação asfáltica
A recuperação asfáltica da Avenida VS-10 foi proposta pelo vereador Anderson Moratorio (PRD) por meio da Indicação nº118/2025. A proposta é que seja recuperado especialmente o trecho entre o Supermercado Hipersenna e o Complexo Esportivo, pois a melhoria da via é crucial para garantir maior fluidez no tráfego, segurança para motoristas e pedestres, além de um ambiente mais confortável e seguro para os passageiros do transporte coletivo.

Anderson Moratorio (PRD)

Iluminação pública
Na Indicação nº 124/2025, o vereador Michel Carteiro (PV) apresentou a necessidade de instalar iluminação pública no trecho entre o Lago da Nova Carajás e a entrada do Polo Universitário da UFRA e UEPA. Ao apresentar a solicitação ao plenário, o vereador contou que a falta de iluminação tem contribuído para o aumento da criminalidade e acidentes de trânsito, prejudicando a segurança de motoristas, pedestres, estudantes e trabalhadores da região.

Michel Carteiro (PV)

Pavimentação asfáltica
Já o vereador Alex Ohana (PDT) sugeriu a implantação de pavimentação asfáltica na Rua Luanda. Por meio da Indicação nº 126/2025, o legislador contou que o pedido visa melhorar a mobilidade e a segurança da comunidade local. A obra atenderá a uma demanda crescente por vias adequadas, incentivando o desenvolvimento urbano sustentável e proporcionando um ambiente mais seguro e acessível.

Alex Ohana (PDT)

Texto: Josiane Quintino / Fotos: Renato Resende (AscomLeg 2025)

Deixe o seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress