O período chuvoso, época onde as chuvas são mais intensas e a umidade do ar é elevada, chegou a Canaã dos Carajás e região. Com ele os diversos agravos na vida do pet também. Chuvas são sempre bem-vindas, afinal, água é fonte de vida, mas surgem alguns probleminhas que trazem sérios prejuízos à saúde dos nossos anjinhos peludos.
Assim como nós humanos, os animais necessitam se proteger das chuvas , ventos frios e umidade. Vamos conversar um pouquinho a respeito dos cuidados que devemos ter com nossos bichinhos neste período do ano?
Nestes casos, o animal exposto à friagem, chuvas podem apresentar doenças respiratórias, como pneumonia e asma por exemplo, sérias dermatites através da proliferação de bactérias e fungos, em virtude da alteração na umidade do ar, entre outras doenças.
Os pets que costumam fazer suas necessidades fisiológicas (cocô e xixi) durante os passeios, devem usar capinhas de chuva apropriadas e o tutor levar o guarda-chuva. Claro que, ao chegar em casa o pet deve ficar sequinho e a secagem apenas com a toalha não é o suficiente. O uso do secador é imprescindível, principalmente em raças de pelo grande. Devemos sempre lembrar de secar as patinhas. Cuidado especial com a potência do secador para não causar lesões na pele dos nossos amiguinhos. Alguns tutores gostam de usar sapatinhos nos pets, mas nem todos gostam e já pedem logo para tirá-los. O ideal é diminuir os passeios nesta época do ano assim como os banhos. Os animais que tomam banho nos pet shops, o risco de adoecerem é bem menor e não costumam apresentar problemas, lá existem equipamentos confiáveis de secagem e pessoas habilitadas para este fim.
Outra situação muito importante é que alguns animais conseguem sentir a chegada da chuva . Possuem uma audição extremamente sensível e um instinto aguçado. Para alguns é imensamente estressante, pois sentem medo. Nestes casos o tutor pode agir com naturalidade e brincar com o pet, assim ele vai perceber que não precisa ter medo e vai sentir-se seguro.
Vocês sabiam, que no período chuvoso, a urina dos ratos se espalham pelas águas e aumenta a disseminação de doenças? Veja só a importância da carteirinha de vacinação do seu pet está atualizada. Existe vacina que protege seu animalzinho contra a leptospirose, causada por uma bactéria existente na urina dos ratos.
No caso do seu pet apresentar secreção nasal, falta de apetite, dificuldade respiratória, emagrecimento, desânimo, procure o Médico Veterinário da sua confiança e leve-o para consultar. Lembre-se, quem ama, cuida!
E você, o que faz para proteger seu amiguinho no período chuvoso?
Deixe sua resposta nos comentários.
Estou à disposição para quaisquer dúvidas.
Até breve.
Uma resposta
Dra. deixar o animal dormir no ar-condicionado pode prejudicar sua saúde? Quais os cuidados que os tutores devem ter ao expor cães e gatos a ambientes refrigerados, especialmente durante a noite?