Prefeita Francineti Carvalho toma posse para quarto mandato em Abaetetuba

Pela primeira vez na história de Abaetetuba, duas mulheres ocupam os mais altos cargos do Executivo municipal.

Da esq. p/ dir. – A vice-prefeita Edileuza Muniz (PT) e a prefeita Francineti Carvalho (MDB).

Em uma cerimônia marcada por discursos emocionantes e expectativas para o futuro, a prefeita reeleita Francineti Carvalho (MDB) e a vice-prefeita Edileuza Muniz (PT) foram empossadas em 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Abaetetuba. O evento contou com a presença de autoridades locais, familiares e convidados, que testemunharam a formalização de mais um capítulo na administração pública do município.

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez na história política de Abaetetuba, duas mulheres assumem os cargos de maior autoridade do município. Durante o juramento de posse, Francineti e Edileuza declararam: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, guardando e respeitando a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica e as demais leis vigentes, promovendo o bem-estar do município.”

Em seu discurso, a prefeita Francineti Carvalho, que está em seu quarto mandato, destacou os desafios de administrar um município amazônico e reforçou seu compromisso com os moradores: “Abaetetuba é uma cidade de três realidades diferentes: somos urbanos, somos ribeirinhos, somos rurais e quilombolas. Não é fácil conciliar tudo isso, sendo a sétima cidade mais populosa do Pará e sem grandes empresas que arrecadam altos impostos. Mas a maior riqueza de Abaetetuba é o nosso povo: forte e valente.”

Psicóloga por formação, Francineti já recebeu duas vezes o título de “Prefeita Amiga da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq em reconhecimento às políticas públicas voltadas para a promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Recentemente, ela também participou ativamente do Urban 20 (U20) e do G20 Social, eventos realizados no Rio de Janeiro, onde se destacou em diversos painéis e discussões focados em desenvolvimento urbano sustentável, equidade de gênero e resiliência climática.

A vice-prefeita Edileuza Muniz, professora por 26 anos e vereadora por cinco mandatos, emocionou o público ao relembrar sua trajetória como trabalhadora rural e educadora. Ela destacou a importância de viver a política para transformar vidas: “Exerci meu mandato de vereadora sem me afastar da minha comunidade e da minha escola. Como nos ensinou Paulo Freire, todo ato político é educativo, e todo ato educativo é político. A política é um projeto de justiça social e transformação de vidas.”

Durante a cerimônia, a prefeita Francineti conferiu os termos de posse aos secretários municipais, oficializando suas funções no governo: Administração (SEMAD): Jacilene Negrão; Educação (SEMEC): Jefferson Felgueiras; Saúde (SESMAB): Rosa Rodrigues; Meio Ambiente (SEMEIA): Raphael Sereni; Obras e Viação (SEMOB): Andrea Pacheco; Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI): Fernando Zacarias; Assistência Social (SEMAS): Alex da Rocha Rodrigues; e Finanças (SEFIN): Rômulo Pinho Barros.

Posse popular

Após a solenidade na Câmara Municipal, Francineti e Edileuza participaram de um segundo evento simbólico na Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura, onde dezenas de populares celebraram a posse. “Vamos continuar as políticas públicas que deram certo e buscar melhorias para atender às necessidades do nosso povo”, afirmou Edileuza. “Agradeço a todos que estiveram conosco nessa caminhada desafiadora e à vice-prefeita Edileuza, que tenho a honra de ter ao meu lado. Viva a democracia!”, declarou Francineti.

Entre os presentes, a moradora Ester Cabral, do rio Arumanduba, expressou sua esperança para o novo mandato: “A prefeita já fez muito e acredito que fará ainda mais”. A cerimônia foi encerrada com apresentações culturais, incluindo música e declamação de poesias com artistas locais.

Vereadores empossados

O vereador Sotério Fagundes, empossado como presidente da Câmara Municipal, junto com outros 14 parlamentares eleitos, reforçou a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo: “Apesar de sermos poderes independentes, seremos parceiros para conduzir Abaetetuba em prol da comunidade”.

Os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 são: Aluísio Corrêa (PSDB); Cristiano Lopes (MDB); Edinício Cunha (PSDB); Enfermeira Silvânia Monteiro (UNIÃO); Ezequiel das Campanhas (UNIÃO); Gel-Gelciney Matos (MDB); Júnior Sarges (UNIÃO); Max Fera (MDB); Michel Barbosa (MDB); Pirá- Hildo Albuquerque (PODE); Regi Mota (REPUBLICANOS); Sabiá- Fernandes Anselmo (PODE); Deonildo Sena (PP); Sotério Fagundes (PSDB) e Rosivaldo Ferreira (PT).

Responsabilidades dos cargos Executivos e Legislativos

A prefeita Francineti Carvalho e a vice-prefeita Edileuza Muniz, chefes do Executivo municipal, serão responsáveis por gerir o município, administrar recursos, planejar melhorias e intermediar relações com outras esferas de poder.

Os vereadores, por sua vez, representantes do Legislativo municipal, atuarão na criação de leis, fiscalização do Executivo, discussão de políticas públicas e avaliação das contas municipais, garantindo o cumprimento das normas e promovendo o bem-estar da população.

Texto: Ramon Pinheiro – Ascom/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3

Posts relacionados

plugins premium WordPress