A Prefeitura de Parauapebas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Núcleo Carajás, Vale e outros parceiros receberam a imprensa local para divulgar mais um investimento na nova matriz econômica do município.
Trata-se de mais uma opção de ecoturismo, com a entrega do Camping Refúgio da Canga, que pode atender até 40 barracas simultaneamente. É um espaço que pode abrigar diversas atividades e ainda proporcionar a experiência incrível de pernoitar no coração da floresta.

André Luís Macedo Vieira, chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio estava eufórico com mais um grande avanço na abertura da Flonaca para moradores de Parauapebas e outras regiões.
“De fato essa é uma coisa muito importante pro ICMBio e para sociedade de Parauapebas como todo. O Camping também poderá receber visitantes locais, de cidade vizinhas, do Brasil e do mundo inteiro né”, celebra André.
Ele lembrou, ainda, de uma realidade de 20 anos atrás, quando era muito difícil para o cidadão de Parauapebas ter acesso ao Núcleo Urbano de Carajás. “Hoje as pessoas podem ter acesso, não só ter acesso, mas têm como usufruir de todos esses recursos naturais”, comenta André.
Com a proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP da Floresta, que será em Belém no mês de novembro deste ano, a região sudeste, especialmente nosso município que tem 70% do território constituído por florestas, reforça sua potencialidade em atrair turistas e investidores.
“Comemoramos 27 anos da criação da Floresta Nacional de Carajás, desse imenso mar verde. Já, já vamos estar discutindo crédito de carbono e turismo internacional. Algumas ações públicas ficaram pendentes na gestão passada, como é o caso do alvará para ampliação do nosso aeroporto. Sonho que um dia o Aeroporto de Carajás vai mudar para Aeroporto de Parauapebas. A gente precisa valorizar a nossa Parauapebas, o nosso município”, ressaltou Aurélio Goiano, prefeito.
Após o corte da fita, simbolizando a inauguração do espaço, o gestor declarou: “Estar participando hoje aqui é uma imensa alegria, satisfação”, e fez um convite: “Procure o ICMBio, procure os condutores autorizados para você conhecer as nossas trilhas, a nossa floresta, conhecer a nossa Flor de Carajás, o nosso mirante. Parauapebas também será, em pouco tempo, um dos lugares turísticos mais conhecidos no Brasil, e quiçá, se Deus colocar a mão, no mundo inteiro”.
A secretária municipal de Turismo, Francisângela Resende, marcou presença, assim como o secretário municipal de Assistência Social, Neil Armstrong, o secretário municipal de Meio Ambiente, Victor Augusto Braga, a chefe de Gabinete, Joelma Leite, e o titular da Ascom, Bariloche Silva.
“O ICMBio, de fato, sempre foi muito parceiro, como a gente pode ver hoje nessa inauguração. Tudo que se tem até hoje de construção, de infraestrutura e estruturação no que se refere ao turismo ambiental. A gente entende que nós precisamos transformar o turismo de Parauapebas numa matriz econômica bastante forte, nós temos tudo para fazer isso”, destaca a gestora do Turismo.
Valdivino Cordeiro dos Santos é condutor de turismo há sete anos. Ele contou que foi atraído por uma visita a um programa que tinha no município, depois se apaixonou e foi buscando os caminhos para exercer a profissão.
“Agora nós ganhamos mais um presente, o Camping Refúgio da Canga, que tem uma importância maravilhosa, as pessoas que vêm a Carajás, a Parauapebas têm a oportunidade de acampar dentro do bioma amazônico, dentro da Floresta Nacional de Carajás, aquele momento de quietude, de interação com a natureza, uma conectividade com a floresta, e é uma coisa só vivendo, venha para viver”, diz Valdivino.
Da Ascom da prefeitura de Parauapebas.