Presidente da Amepa, juiz Líbio Moura recebe Ordem do Mérito Judiciário

A presidente do TJ/PA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, conduziu a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, realizada no Plenário Des. Oswaldo Pojucan Tavares. Entre os homenageados, o presidente da AMEPA, juiz Líbio Araújo Moura, recebeu a honraria de Grande Oficial, um reconhecimento destinado a líderes de destaque, como senadores, embaixadores, reitores, dirigentes culturais e membros de Tribunais de Justiça estaduais.

Ficou a cargo do Dr. Líbio a honra de representar todos os homenageados como orador oficial da cerimônia. Em seu discurso, destacou a importância de fazer parte dessa celebração nos 150 anos do Judiciário paraense, ressaltando o crescimento de mais de 30% do Tribunal, a valorização das Comarcas e os avanços conquistados graças ao trabalho coletivo de servidores, juízes e desembargadores.

Continua depois da publicidade

No total, 86 personalidades foram agraciadas por suas contribuições ao Estado do Pará e ao fortalecimento do Poder Judiciário. A solenidade celebrou trajetórias marcadas por ética, técnica e dedicação, reunindo autoridades e colaboradores que transformam a Justiça.

Trajetória de Líbio Moura

Líbio Araujo Moura nasceu em 15 de junho de 1978, em Belém. Cursou Direito na Universidade da Amazônia, onde se formou em janeiro de 2001. Obteve aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará – em março de 2001.

Foi aprovado no concurso da magistratura estadual do Pará em agosto de 2002. Em abril de 2004, foi nomeado juiz de direito substituto, destacado para atuação na comarca de Marabá. Na atividade judicante, atuou também nas cidades de Jacundá, Itupiranga, São João do Araguaia, Santana do Araguaia e Redenção. Em 2010, assumiu a Vara Criminal de Parauapebas.

Em 2006, recebeu a Medalha Coronel Fontoura da Polícia Militar do Estado do Pará, maior honraria militar outorgada a um civil no estado. Em 2011, foi reconhecido como Cidadão de Marabá, comarca na qual trabalhou por mais de quatro anos, mesmo ano em que assumiu a vice-presidência de prerrogativas da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa) desde 2011, cargo que exerce até a presente data. Em 2015, recebeu o Título de Comendador, concedido pela presidência do egrégio Tribunal de Justiça do Pará. No mesmo ano, ganhou a medalha da Polícia Civil. Recebeu, por dois anos, o Mérito Lojista na cidade de Parauapebas.

Em sua atuação no município de Parauapebas, destaca-se o profundo envolvimento com as questões sociais do município. A desocupação da área do “Pé Inchado”, que permitiu o retorno da Praça dos Metais; a apreensão de dinheiro durante as eleições em 2012; a reativação do Conselho da Comunidade; a atuação como professor na Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); e a promoção de maior integração entre o Judiciário e as polícias são exemplos de ações que beneficiaram a comunidade e tiveram a participação fundamental do juiz Líbio Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2

Posts relacionados

plugins premium WordPress