Os 17 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos em Parauapebas foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta segunda-feira (16), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. A diplomação é um marco oficial no processo eleitoral e certifica os candidatos eleitos como aptos a assumirem seus cargos a partir de 1º de janeiro, para a Legislatura 2025-2028.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, familiares dos diplomados e da população em geral, que lotou o plenário da Casa de Leis. Presidida pela juíza da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas, Juliana Lima Souto Augusto, a mesa da cerimônia foi formada ainda pela promotora do Ministério Público da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas, Crystina Michiko Taketa Morikawa; pelo vereador mais votado do município, Michel Carteiro; pela vereadora mais votada, Maquivalda Barros; e pelo presidente da Câmara, Rafael Ribeiro.
Mesa da solenidade de diplomação
Diplomação
Os eleitos foram chamados nominalmente, por ordem de votação, para receber o diploma das mãos da juíza e da promotora eleitoral, na seguinte ordem:
- Michel Carteiro – Antônio Michel Costa Alves (PV) – 5.508 votos
- Léo Márcio – Eleomarcio Almeida de Lima (Solidariedade) – 4.903 votos
- Laecio da ACT – Laecio Candido Gomes (PDT) – 4.632 votos
- Maquivalda – Maquivalda Aguiar Barros (PDT) – 3.944 votos
- Anderson Moratorio – Anderson Marcos Moratorio (PRD) – 3.725
- Graciele Brito – Graciele Coelho Jacome de Brito Moreira (União) – 3.706 votos
- Leandro Chiquito – Leonardo da Silva Mendes (Solidariedade) – 3.437
- Erica Ribeiro – Erica Sousa da Silva Ribeiro (PSDB) – 2.836
- Francisco Eloecio – Francisco Eloecio Silva Lima (PSDB) – 2.823 votos
- Sargento Nogueira – José Carlos Nogueira (Avante) – 2.782
- Zé do Bode – Elvis Silva Cruz (União) – 2.706
- Tito do MST – Francisco das Chagas Moura (PT) – 2.619 votos
- Elias da Construforte – Elias Ferreira de Almeida Filho (PV) – 2.608
- Alex Ohana – Alex Pamplona Ohana (PDT) – 2.257
- Zé da Lata – José Ramos de Oliveira (Avante) – 2.249
- Sadisvan – Sadisvan dos Santos Pereira (PRD) – 2.004
- Fred Sanção – Frederico Damacena Ribeiro Sanção (PL) – 1.833
Na sequência, o prefeito eleito Aurélio Ramos de Oliveira Neto, o Aurélio Goiano (Avante), e o vice-prefeito, Francisco Alves de Souza, o Chico das Cortinas (PRD), foram diplomados.
Discursos
Em seu discurso, a juíza eleitoral agradeceu a todos os envolvidos nas eleições, parabenizou os eleitos, destacou a importância do processo democrático e o papel dos eleitos na construção de uma gestão responsável e comprometida com os interesses da população.
“São direitos básicos da população o fornecimento ininterrupto de água, luz, coleta de lixo, saúde, educação, segurança e moradia digna. O direito a ruas devidamente pavimentadas e com saneamento, o respeito ao meio ambiente, o concurso público e o exercício do mandato. Não se esqueçam Vossas Excelências que são servidores públicos no sentido amplo”, enfatizou Juliana Lima Souto Augusto.
A promotora do Ministério Público também agradeceu a todos os envolvidos no processo eleitoral e enfatizou a eleição como símbolo de representação democrática. “Os verdadeiros protagonistas das eleições são os partidos, os candidatos e o povo. Nessa cerimônia estamos apenas convalidando os resultados das urnas, entregando aos eleitos um documento que simboliza todas as centenas de votos que Vossas Excelências receberam. Desejo a vocês um mandato produtivo e em respeito a todas as pessoas que depositaram a confiança em vocês. Ao seu Aurélio, desejo que tenha sabedoria, força e garra para conduzir essa cidade”, concluiu Cristina Michiko.
O presidente da Câmara avaliou como um pleito de sucesso as eleições de 2024 e ressaltou a necessidade de um trabalho conjunto entre os poderes, para que a população tenha a cidade que merece. “Somente através do dialogo e do respeito nós conseguiremos avançar na construção de uma Parauapebas cada dia melhor. Nessa disputa que se encerrou em outubro, não há vencedores, nem vencidos, quem venceu foi o povo de Parauapebas. Ao Poder Legislativo, ao Poder Executivo e ao Poder Judiciário, que tenham sempre o dialógo como base”, destacou Rafael Ribeiro.
Representando todos os vereadores eleitos, Michel Carteiro adotou um tom de união. “Hoje não é dia para comemorar apenas uma conquista pessoal. Este é um dia de renovação de esperança e de compromisso com o futuro e de união em torno de um propósito maior, para fazer de Parauapebas uma cidade cada vez mais justa e próspera para todos nós”, defendeu.
Já Maquivalda Barros, representando a bancada feminina, que será composta ainda por Graciele Brito e Erica Ribeiro, enfatizou a participação das mulheres nas eleições. “Ser eleita vereadora é um marco coletivo, que celebra a conquista de tantas mulheres que vieram antes de nós e abriram caminhos para o cenário que conhecemos hoje”, destacou.
Por fim, Aurélio Goiano também falou em união de esforços para melhorar Parauapebas. “Quero dizer que serei um soldado desta população. Estive conversando com todos, para traçarmos o futuro dessa cidade bilionária, que foi destruída. Eu estou pronto para juntos governarmos essa cidade. Nós faremos um governo voltado a servir quem me colocou aqui, essa população”, finalizou o prefeito eleito.
Aurélio Goiano recebe diploma das mãos da juíza eleitoral Juliana Lima
Posse
A posse dos eleitos ocorrerá em sessão solene a ser realizada pela Câmara Municipal de Parauapebas, no dia 1º de janeiro de 2025, às 10 horas.
Texto – Nayara Cristina / Fotos: Irisvelton Silva / AscomLeg 2024