O presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), Iran Moura, trouxe uma notícia aliviadora para as empresas prestadoras de serviço da Vale: o sistema de pagamentos para fornecedores deverá ser retomado nos próximos dias, com a expectativa de normalização até esta sexta-feira.
Como informou o CKS Online, a paralisação dos pagamentos alarmou os prestadores de serviço, que contam com os pagamentos da Vale para seus fluxos.
A interrupção temporária, que gerou preocupação entre os empresários locais, foi motivada por inconsistências e falhas de segurança na plataforma de antecipações da Vale. Segundo ele, a decisão de suspender o serviço foi preventiva, visando evitar riscos de fraude para os bancos parceiros, a própria Vale e, principalmente, os fornecedores.
É importante destacar, no entanto, que os pagamentos normais da Vale aos fornecedores não foi impactada, mas apenas os que são feitos pela plataforma de adiantamento.
“Eles colocaram todo um time de tecnologia deles trabalhando na inconsistência que teve na ferramenta”, informou o presidente da Acip, ressaltando o esforço para solucionar o problema. A estimativa é que até o final da semana a plataforma esteja “100% normalmente” restabelecida, permitindo a retomada das antecipações de pagamentos como eram feitas anteriormente.
Apesar de não haver uma data específica fixada (como sexta ou segunda-feira da próxima semana), a comunicação recebida pela Acip, indica que a plataforma deve estar operando em sua normalidade nos próximos dias.