O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem visita confirmada ao Pará, no próximo dia 25 de abril, com presença prevista em Parauapebas. Lula vai participar de ações do programa Terra da Gente, voltado à reforma agrária e à inclusão produtiva no campo.
O programa vida ampliar o acesso à terra para famílias agricultoras, promovendo o assentamento rural em diversas modalidades de áreas disponíveis e a meta do governo federal é beneficiar cerca de 295 mil famílias até 2026.
As terras utilizadas no Terra da Gente têm diferentes origens. Entre elas estão áreas já adquiridas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), imóveis improdutivos que não cumprem função social, propriedades obtidas por adjudicação de dívidas com a União, além de terras públicas federais e estaduais.
Também fazem parte da lista imóveis de empresas, bancos públicos e áreas expropriadas por envolvimento em crimes como trabalho escravo ou plantio de drogas.
Além disso, o programa contempla terrenos doados por pessoas físicas, jurídicas ou entes públicos, e terras financiadas por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, que permite a compra de lotes por agricultores com subsídios do governo, com limite de até R$ 280 mil por operação.
Com informações do Diário do Pará.