Alfabetização Infantil recebe Selo Ouro do MEC em Marabá

O reconhecimento veio após a implementação de estratégias como monitoramento do desempenho dos alunos, acompanhamento das escolas e capacitação de professores alfabetizadores.

Marabá recebeu o Selo Ouro do Ministério da Educação (MEC) pelo compromisso com a alfabetização infantil, destacando-se na formulação de uma política municipal estruturada para garantir que todas as crianças da rede municipal sejam alfabetizadas até os sete anos de idade. 

O reconhecimento veio após a implementação de estratégias como monitoramento do desempenho dos alunos, acompanhamento das escolas e capacitação de professores alfabetizadores.

Continua depois da publicidade

Para 2025, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) prevê a ampliação das ações de alfabetização, com destaque para o programa “Trilhos da Alfabetização”, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e financiado pela Vale, e o “Alfabetiza Pará”, desenvolvido junto ao governo estadual. 

O secretário adjunto de Educação, Fábio Rogério, destaca que os programas incluem a formação continuada de professores, produção de material didático e avaliações periódicas para monitorar o aprendizado.

“A ideia é fortalecer ainda mais o processo e garantir que as crianças cheguem ao segundo ano já alfabetizadas”.

Fábio Rogério, secretário adjunto de Educação

A coordenadora do Núcleo de Alfabetização da Semed, Lucileia Alves, ressalta que o monitoramento será intensificado em 2025, com avaliações diagnósticas em abril para identificar o nível de fluência leitora dos alunos.

“O acompanhamento pedagógico é fundamental para detectar dificuldades e fazer as intervenções necessárias ao longo do ano”, explica.

Lucileia Alves, coordenadora do Núcleo de Alfabetização/Semed

 Além disso, a Semed pretende investir na formação de novos professores que ingressam na rede, garantindo um ensino de qualidade desde os primeiros anos escolares.

Com essas ações, Marabá busca manter o Selo Ouro nos próximos anos e consolidar a alfabetização como um compromisso permanente da rede municipal de ensino.

Texto: Osvaldo Henriques / Fotos: Luís Fernando / Ascom PMM

Deixe o seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress