Plenário da Câmara Municipal de Canaã / Foto: Ascom CMCC
Seis proposições referentes à remuneração dos servidores públicos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás foram aprovadas pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (25). As matérias concedem um reajuste salarial de 6,04% e um aumento de 15% no vale alimentação, ambos retroativos a janeiro de 2025.
Prefeitura
O reajuste das remunerações dos servidores da prefeitura foi realizado por meio de duas proposições, uma tratando do ganho real e a outra da recomposição da inflação. Ambas de autoria da prefeita Josemira Gadelha.
No Projeto de Lei n° 14/2025, foi concedido o reajuste de 1,17% sobre o vencimento base e no Projeto de Lei nª 16/2025 foi autorizada a revisão geral anual de 4,87% sobre o vencimento base dos servidores públicos municipais integrantes da administração pública direta, autárquica e fundacional, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado no período de janeiro a dezembro de 2024. Assim, somando-se o ganho real mais a inflação, os trabalhadores terão 6,04% de reajuste salarial.
Na justificativa dos projetos, a prefeita ressalta que “busca assegurar aos servidores municipais um reajuste justo, de acordo com a evolução do custo de vida”, além de “reafirmar o compromisso do Poder Executivo com a valorização do funcionalismo público”.
Mesa Diretora da Câmara / Foto: Ascom CMCC
Câmara Municipal
Já o Poder Legislativo foi autorizado por meio dos projetos de lei nº 18/2025 e nº 20/2025, de autoria do presidente da Mesa Diretora, Flávio Gomes (MDB), a conceder aumento real sobre o vencimento dos servidores da Casa de Leis e a realizar a revisão geral anual, respectivamente, também nos mesmos percentuais adotados pelo Executivo, ou seja, 6,04% de reajuste salarial.
Para o presidente da Câmara, o reajuste “é uma medida protetiva com a finalidade de garantir o poder de compra e manutenção do servidor e de sua família, direito este fundamentado na Constituição Federal e com amparo legal nas nossas normas municipais”.
Vale alimentação
O auxílio alimentação foi reajustado em 15% tanto para os servidores da Prefeitura (Projeto de Lei nº15/2025) quanto da Câmara (Projeto de Lei nº19/2025). Assim, o benefício passará a ser de R$ 1.265,00.
Redação CKS Online