“Estou me sentindo muito feliz com o transporte público lançado hoje, muito feliz mesmo! Eu moro na VS-52 e, às vezes, quando venho de manhã para cá, consigo carona. Mas, quando volto, preciso pagar o mototáxi, que custa 25 reais. Ver o transporte coletivo se concretizar é um sonho”, comemorou a moradora da zona rural, Adriana Alves, sobre o lançamento do transporte coletivo realizado nesta quarta-feira (18) no hall do Centro Administrativo da Prefeitura de Canaã dos Carajás.
O evento reuniu autoridades e membros da comunidade durante a cerimônia. A secretária municipal de Segurança Pública Viária, Lázara Almeida, compartilhou sua alegria por esse momento marcante no município. “Canaã está recebendo um presente: o transporte público coletivo. Ele representa a voz das pessoas que estão muitas vezes à margem da cidade, em bairros distantes. Aqui na VS-52, por exemplo, há um chacreamento tão afastado, com distâncias grandes para as pessoas chegarem aos serviços públicos. Esse transporte é um pedido dessas pessoas”, destacou.
Após a cerimônia realizada no hall da Prefeitura, houve uma viagem inaugural com a frota do ônibus coletivo pelas principais vias da cidade. O transporte coletivo conta com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e capacidade para 29 passageiros sentados e 18 em pé. Estão sendo instalados 38 abrigos de ônibus; 9 já foram implantados na cidade e ao todo serão 100 abrigos.
Pessoa com deficiência, Ana Reis, expressou sua felicidade com o ônibus acessível. “Para mim, é uma grande alegria fazer parte da história de Canaã dos Carajás com nosso transporte público que oferece acessibilidade. O elevador permite que cadeirantes e idosos também possam utilizar o serviço. É um momento histórico, estou muito feliz por essa nova etapa”, ressaltou.
O transporte público começará a funcionar de forma experimental, nesta quinta-feira (19), a partir das 6h, com as seguintes rotas:
– Rota 1: Residencial Canaã X AMEC;
– Rota 2: Bairro Novo Brasil X Vale da Bênção
– Rota 3: em adequação
– Rota 4: Vila Planalto x Centro
– Rota 5A: Rodoviária X Vila dos Imigrantes
– Rota 5B: Rodoviária X Chacreamento Jerusalém
– Rota 6: Centro x VS52
Bilhetes podem ser adquiridos online ou presencialmente
O cadastro e compra dos bilhetes já podem ser realizados pelos cidadãos por meio do site integracanaa.com ou nos locais de cadastramento. O sistema de bilhetagem possui integração, permitindo ao usuário trocar de ônibus em um intervalo de 90 minutos sem pagar uma nova tarifa. A passagem tem o valor de R$ 3,40.
A Semspuv também oferece atendimento presencial em bairros da cidade para esclarecer dúvidas sobre o novo sistema de transporte. Veja a programação:
– 19/12 (quinta-feira): 9h às 12h – Quadra da Escola Adelaide Molinari na Vila Planalto
– 20/12 (sexta-feira): 9h às 12h – Espaço Galeano na VS-52