O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), pediu ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a inclusão de novas empresas paraenses da indústria da carne na lista de exportadoras. A informação foi publicada pela coluna Painel, da Folha de São Paulo, que ainda apontou o governador como nome cotado para vice de Lula em 2026.
Segundo o jornal, na conversa, Barbalho afirmou que o estado conta com 26 milhões de cabeças de gado e informou que o Pará avançou na rastreabilidade bovina individual. O governador informou que o subsidia o chip de identificação individual junto aos produtores que criam até 100 cabeças de gado, o que corresponde a 67% da categoria no estado.
“Nossa estratégia é o amadurecimento do processo de excelência, conjugado com o esforço ambiental para reduzir a pressão sobre a floresta”, disse Barbalho.
O ministro Fávaro, segundo o jornal, considerou que o processo de rastreabilidade no Pará serve como exemplo para que o governo federal torne essa ferramenta uma política pública para o país.