Moradores de Canaã dos Carajás sofrem com constantes quedas de energia e cobram providências da Equatorial

As medidas adotadas pela Equatorial não tem reduzido as falhas no fornecimento de energia e os investimentos que a empresa afirma “estar fazendo” ou que “vai fazer” não tem prazo para conclusão.

Canaã dos Carajás, uma cidade em pleno crescimento, enfrenta uma situação que tem causado transtornos à população: as constantes quedas, oscilações e falta de energia elétrica. O problema, recorrente em diversos bairros, tem afetado diretamente o cotidiano dos moradores e trabalhadores, que cobram providências da empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade, a Equatorial Pará.

No Bairro Novo Horizonte III, por exemplo, os apagões e oscilações elétricas são frequentes, especialmente aos sábados. O psicólogo Samuel Moura, morador do bairro, relata as dificuldades enfrentadas.

Continua depois da publicidade

“Todo sábado, a energia oscila no meu bairro. Em uma parte da rua, a energia permanece estabilizada; na outra, funciona apenas meia fase. Perdi a conta de quantas lâmpadas queimaram desde que essa oscilação começou e se tornou recorrente. O problema afeta até mesmo a iluminação pública, a lâmpada do poste da rua queimou devido às variações na tensão elétrica, deixando os moradores no escuro. Isso prejudica quem trabalha à noite e aumenta o risco de caminhar por uma via pública mal iluminada”.

Outro relato preocupante vem de Rosângela Cruz, funcionária de uma clínica na mesma região. Segundo ela, as falhas no fornecimento de energia dificultam a rotina de trabalho e prejudicam pacientes que dependem de equipamentos elétricos para atendimento.

“A energia oscila o tempo todo. Às vezes, precisamos interromper procedimentos porque os aparelhos simplesmente param de funcionar. Isso é um prejuízo para a clínica e para os pacientes. Já tentamos contato com a fornecedora de energia, mas até agora nada foi resolvido”, informou.

Além dos transtornos diários, moradores questionam quem irá se responsabilizar pelos danos causados às residências e estabelecimentos.

“O que os responsáveis farão para resolver esse problema? Continuaremos a sofrer danos materiais e morais? Essa situação é um completo desrespeito! A companhia elétrica deveria ser responsabilizada por todas as perdas de eletrodomésticos causadas pelas oscilações ou, no mínimo, se comprometer a melhorar o serviço e oferecer um fornecimento digno a quem paga regularmente um valor tão alto!”, cobrou.

Poder público

Além da população, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás também fizeram cobranças à Equatorial. Diversas reuniões entre os órgãos competentes e a fornecedora de energia já foram realizadas para buscar uma solução e estabilizar o fornecimento de energia elétrica. No entanto, o problema vem se arrastando sem solução e se agravou no último ano.

Em agosto de 2024, a prefeita Josemira Gadelha convocou uma reunião com representantes da Equatorial, na qual a companhia se comprometeu a apresentar, em dez dias, um plano de ação para melhorar o fornecimento no município. Entretanto, até o início de setembro, esse plano ainda não havia sido divulgado, o que gerou ainda mais insatisfação entre os moradores e autoridades locais.

Além disso, em agosto de 2023, vereadores de Canaã dos Carajás discutiram em sessão ordinária os serviços prestados pela Equatorial, destacando a necessidade de melhorias no fornecimento de energia elétrica. Durante a sessão, foi mencionada a falta de respostas da empresa a ofícios enviados e sugerida a possibilidade de ações judiciais para resolver a questão.

Nota

O CKS Online entrou em contato com a Equatorial Energia e pediu informações sobre a falta de energia elétrica na cidade. Por meio de nota, a empresa informou que em março a rede elétrica que atende o Bairro Novo Horizonte sofreu perturbação na rede e foi realizada a substituição de elementos como chave e porta fusíveis.

A Equatorial relatou ainda que a rede elétrica possui religadores automáticos, equipamentos que ao perceber falhas na rede elétrica, impedem a interrupção por maior tempo. Isso evita danos maiores à rede e reduz o impacto para os consumidores, uma vez que também permite o restabelecimento automático.

Nos próximos dias, equipes técnicas atuarão em mais uma etapa do cronograma de manutenção preventiva na localidade.

“A Distribuidora reitera que outro grande investimento para o município, e que está em andamento, é o novo circuito de distribuição de energia, nomeado alimentador CD-10, que proporcionará uma melhora considerável em 17 bairros da cidade, além da zona rural”, concluiu.

Comprem velas

Contudo, a única opção que resta aos moradores de Canaã dos Carajás é comprar velas, para evitar ficar no escuro, pois, as quedas de energia devem continuar. As medidas adotadas pela Equatorial não tem reduzido as quedas de energia e os investimentos que a empresa afirma “estar fazendo” ou que “vai fazer” não tem prazo para conclusão.

A situação é crítica, além dos transtornos e prejuízos que causa para os moradores, impede a cidade de crescer. Que empresário vai investir em uma cidade que não consegue garantir algo tão básico quanto a energia elétrica? Sem contar o fato de que, mesmo com interrupções constantes no fornecimento de energia, as contas continuam chegando e com preços altíssimos.

Redação CKS Online

Deixe o seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress