Marabá: Natal Encantado promove apresentações culturais até domingo (15)

A 15ª edição do Natal Encantado, organizada pela Paróquia São Francisco de Assis com apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), segue até o dia 15 de dezembro, no núcleo Cidade Nova, com várias apresentações culturais. Nesta quarta-feira (11), apresentaram-se no palco a Banda Municipal de Marabá e a Banda Waldemar Henrique, ambas da Fundação Casa da Cultura (FCCM). No repertório, clássicos natalinos e músicas populares, conhecidas do público, entre bregas paraenses e outros gêneros.

“A prefeitura sempre esteve presente dando apoio institucional, mas também disponibilizando palco, som, iluminação, gerador, todas essas estruturas que são essenciais para o desenvolvimento das atividades. É um evento que já faz parte do calendário cultural e turístico do município que, a cada ano, vem crescendo”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio.

Continua depois da publicidade

O padre Jorge Luís Guimarães, pároco da Igreja São Francisco de Assis, agradece a parceria da gestão municipal e ressalta que a finalidade da programação “é trazer a família para olhar o aniversariante, que é Jesus Cristo. É uma forma de evangelizar através da cultura trazendo para perto da igreja. É um convite para as pessoas voltarem às origens para conviverem mais, estarem mais unidas, falarem do amor, viverem a alegria. A prefeitura tem sido grande parceira nossa através da Secult, nos ajuda muito. Temos muita gratidão pela prefeitura estar conosco praticamente desde o começo”.

Nesta quarta-feira, entre as integrantes das apresentações Maria Rosa Amarante, de 19 anos, já é veterana em Natal Encantado. Ela toca saxofone na banda e está há cinco na FCCM. “É uma honra. Todo ano tem esse evento e a gente sempre toca. Ano passado, eu não toquei, mas esse ano estou aqui. É um momento muito único, onde juntam-se vários músicos, com vários talentos em uma só cantata”, comenta.

Quem acompanhou a apresentação foi a estudante Beatriz Raiol, junto com a filha, Melinda. Ela veio prestigiar o esposo, integrante da banda. Paraense raiz, ela gostou bastante do repertório de bregas tocado pelas bandas da FCCM.

“Eu sou uma paraense que ama o brega, ama o calypso, então, está ótimo para mim. Eu acho que o Natal Encantado é uma ótima opção como forma de atrair até mesmo os turistas, além de trazer descontração para a população, uma forma, e principalmente uma forma de propagar cultura paraense”, afirma.

Durante os dias do Natal Encantado, na Praça São Francisco, além das apresentações musicais, tem praça de alimentação, área de lazer para as crianças e a Casa do Papai Noel, com direito a trenó e ajudantes.

A programação é garantida por uma equipe composta por centenas de pessoas que se revezam nas diferentes áreas do complexo para atender o público. Uma delas é Isabela Sarmento, 18 anos, que estava na Casa do Papai Noel e depois foi aproveitar a apresentação da FCCM.

“Eles estão apresentando muito bem, são muito bons. Faz com que todo mundo fique animado e vincula realmente as músicas natalinas com as músicas que todo mundo conhece. Eu acho maravilhosos esses projetos que incentivam a música, que mostram para a população a importância do espírito natalino, principalmente vinculado à igreja e como isso é importante, de modo geral, para as crianças criarem uma memória afetiva”, observa.

Beatriz deixa uma mensagem de união entre as famílias para o Natal e Ano Novo. “Meus votos são de muita alegria, junto com a família, principalmente. É um desejo também que as famílias se resolvam porque durante o ano a gente passa por tanta complicação. Então, o Natal é uma oportunidade para reconstruir, reunir todo mundo e esperar que seja um novo ano repleto de muitas conquistas”, deseja.

Na programação, todos os dias tem missa e abertura cultural. Nesta quinta (12), o público conta banda Samba Santo e Celso Geyer. Já na sexta, tem As Pequeninhas e Banda Sinfônica Municipal de Marabá. No sábado (14), DJ Jorginho e Show Eliana Ribeiro e no domingo (15), a programação tem elevação do Menino Jesus, DJ Jorginho e Show Igor Félix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3

Posts relacionados

plugins premium WordPress